Dia 30 de junho de 2016, numa quinta-feira, quatro alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) foram convidados, junto ao Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço, pelo Capitão de Longo Curso Álvaro José de Almeida Júnior para uma palestra com o tema: a Evolução do transporte marítimo, navios brasileiros que fizeram história e a importância do poder marítimo brasileiro. O evento ocorreu no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW).
Com uma história de vida exemplar na Marinha Mercante, o Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante (CCMM), CLC Álvaro, comentou sobre o processo de evolução do poder marítimo que ocorreu devido à necessidade do homem. Com isso, ressaltou a importância da criação do sextante e dos navios a vapor, os quais deram autonomia à navegação.
O CLC, orgulhosamente, comentou sobre seus 46 anos de carreira, sendo 35 anos comandando navio no exterior. Durante esses anos, comandou alguns dos navios mais importantes da história, que faziam parte do S/S Lloyd Guatemala, Anna Nery, C1-M-AV1, N/M Maringá e do F/C Aliança Brasil. “Navegar é preciso. Viver não é preciso”, disse o CLC Álvaro, citando Fernando pessoa e explicando o verdadeiro sentido da frase, a precisão do ato de navegar.
Navegar é preciso
Viver não é preciso
“Grande é a nação que é grande no mar”, usando as palavras do C Alte Mahan, o Comandante mostrou a importância da Marinha Mercante no mundo e falou da parceria com a Marinha de Guerra: “Noventa por cento do comércio exterior é transportado por navios mercantes.” E continuou com: “Conseguimos isso pois somos amparados e defendidos pelo poder militar”.
Após finalizar a palestra, o Comandante se disponibilizou para responder algumas perguntas e, consecutivamente, agradeceu aos presentes. Emocionado, o CLC Álvaro disse: “Desculpa me prolongar, meu amor pelo mar não me deixou ser breve”.
Confira nossa Galeria de Fotos do evento:
Desculpa me prolongar, meu amor pelo mar não me deixou ser breve