Entre as competições da XXXIX MERCNAV, as equipes de Xadrez da EFOMM e do Colégio Naval se reuniram na tarde de sábado para o tradicional confronto de intelectos. Ano passado, a equipe conseguiu o 1º lugar individual, mas perdeu na competição por equipe. Mas esse ano, as partidas se desenrolaram de maneira diferente.
O campeonato ocorreria da seguinte maneira: cada uma das equipes teria 4 jogadores titulares e 1 reserva. Ao longo das 4 rodadas, todos jogariam entre si, podendo ocorrer a substituição de um dos atletas entre uma partida e outra. A cada vitória o aluno somava 1 ponto, empate, 0,5 ponto, e derrota, 0. Ao final, a equipe com mais pontos e o aluno que somasse mais pontos individualmente, seria declarado vencedor. Cada jogador possuía 21 minutos para executar suas jogadas e derrotar o seu respectivo adversário.
1Primeira Rodada
Posicionados para o início da primeira partida, os alunos da EFOMM desenvolveram suas partidas de maneiras diferentes. Na primeira mesa, o Al. Sampaio enfrentava o Al. Manoel em um jogo muito cauteloso no começo. A EFOMM venceu essa partida devido ao lance inválido do Al. Manoel do CN, cujo tempo já havia esgotado. O Al. Thales foi o primeiro a vencer a disputa, após uma jogada errada do representante do CN, o Al. Martuscello. Nesse erro, perdeu sua rainha, e foi perseguido vorazmente até o xeque-mate. Para terminar a rodada, os alunos Thiago Ninck e Chagas, da EFOMM, venceram os atletas do Colégio, Miranda Pinto e França, respectivamente. Graças ao bom desempenho, a equipe mercante terminou a rodada invicta, e com 4 pontos à frente dos navais.
2Segunda Rodada
Com o Colégio Naval começando a demonstrar alguma reação, essa etapa foi marcada por partidas mais difíceis. O Al. Thales empatou com o seu adversário Manoel, após ambos os atletas estarem com apenas o rei e seus peões no tabuleiro, além do pouco tempo que lhes restava. O reserva da EFOMM, Al. Danúsio, que entrou no lugar de Thiago Ninck, perdeu sua primeira partida contra o Al. França quando seus 21 minutos se esgotaram. O Al. Chagas conseguiu tomar controle do seu jogo após recuperar sua rainha e perseguir o rei do Al. Miranda Pinto, do CN.
3Terceira Rodada
De volta ao tabuleiro, o mais antigo do segundo ano da EFOMM, Thiago Ninck, venceu sua partida contra Martuscello após recuperar sua rainha e habilmente impedir que seu adversário fizesse o mesmo. A segunda partida a terminar foi a do Al. Thales que voltou a vencer, dessa vez do naval Miranda Pinto. Chagas manteve sua invencibilidade, dessa vez derrotando o Al. Manoel. A única derrota nessa rodada foi a do Al. Sampaio, que esgotou seu tempo contra o Al. França.
Quarta Rodada
Para fechar o torneio invencível, o Al. Chagas derrotou Mastuscello e somou 4 pontos sozinho. Logo atrás, com 3,5 pontos, o Al. Thales derrotou seu último oponente, França, perseguindo-o até o naval cometer um lance impossível quando estava em xeque. O reserva Danúsio, substituiu o Al. Sampaio, para enfrentar o reserva do Colégio Naval, Caçadini, que entrou no lugar do Al. Miranda Pinto. A EFOMM saiu vitoriosa desse confronto também. Thiago Ninck, com um jogo mais ofensivo que o habitual, venceu Manoel.
Final
Porém, para Thiago, não foi a última partida. Mesmo com uma rodada a menos, somou o mesmo número de pontos que Martuscello e França, do CN. Para definir o 3º lugar individual do torneio, os jogadores deveriam disputar partidas relâmpagos (cada jogador com 5 minutos) entre si, para definir o último lugar no pódio.
Thiago Ninck venceu suas partidas e garantiu o pódio mercante. A premiação foi durante o intervalo da partida de basquete, em uma noite de muita vibração por parte da torcida da EFOMM, que cantavam o hino mesmo sem a melodia da banda do Colégio. Uma cerimônia merecida depois de uma esplêndida apresentação dos enxadristas.
PONTUAÇÃO | COMPETIDOR | EQUIPE |
4,0 pts | Al. Chagas | EFOMM |
3,5 pts | Al. Thales | EFOMM |
2,0 pts | Al. Thiago Ninck | EFOMM |
Confira os cliques dos fotógrafos da competição do Xadrez clicando na foto abaixo: