O que seria da Marinha Mercante brasileira em termos de literatura se não fosse o nosso ilustre e admirável Capitão de Longo Curso (CLC) Carlos Rubens Caminha Gomes, que infelizmente nos deixou tão cedo, em 02 de agosto de 1991?
Dotado de uma inteligência rara, principalmente para as ciências exatas, há mais de três décadas vem contribuindo através de suas obras para o ensinamento e formação da mão de obra aquaviária, notadamente os oficias de náutica, bem como todos aqueles amantes da arte de navegar. O seu nome é internacionalmente reconhecido, principalmente nos países de língua espanhola. Sua obra Arqueação de Carga – “Draft Survey” foi traduzida para o francês e holandês pelo Comandante Otto Schreuders da Marinha Mercante belga, com publicação da “Belgian Ship Master Association”, o que constitui uma demonstração clara de sua importância.
Em suas obras os assuntos são abordados de maneira profunda e completa, usando um linguajar simples e perfeitamente identificável com o oficial mercante, na maioria dos casos, não havendo necessidade de outras consultas. Seus trabalhos são excelentes tanto no campo acadêmico, como fonte de consultas.
A bibliografia de apoio aos seus trabalhos é a mais completa e diversificada, de amplitude internacional, onde os melhores autores de origem inglesa e espanhola são encontrados. As ilustrações, desenhos, figuras e tabelas contidas em suas obras, são perfeitamente acessíveis e de fácil manuseio, e interpretação.
Enfim, em suas obras o Comandante Caminha expõe com clareza e profundidade uma soma de informações indispensáveis aos profissionais da Marinha Mercante, bem como todos aqueles que apreciam a arte de navegar.
Além do mais, as suas obras servem com muita propriedade de livro texto nos centros de formação de oficiais da Marinha, CIAGA e CIABA, nas disciplinas de navegação, estabilidade, entre muitas outras. Suas obras também são utilizadas no curso de Engenharia Naval da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, Intrutoria de Navegação Eletrônica da Escola Naval, Escola Náutica D. Henrique, em Lisboa – Portugal.
Biografia
- Comte. Carlos Rubens Caminha Gomes, nasceu em Belém do Pará, na data de 17/05/1936. Fez o curso Ginasial no colégio estadual “PAES DE CARVALHO”.
- Foi da turma de 1955 do curso fundamental de oficial de náutica da Escola Mercante do Pará.
- Em 1962, realizou o Curso de Primeiro Piloto no CIAGA.
- Já em 1965, fez a prova de Eficiência Profissional para Capitão de Cabotagem, também no CIAGA.
- Realizou no CIAGA, em 1973, o Curso de Aperfeiçoamento para Capitão de Longo Curso.
- No período de 16/04/63 à 04/03/66, o Comte. Caminha foi imediato do NT’s Presidente Wenceslau, Presidente Washington Luís, Presidente Getúlio, Aroldo Bastos e Presidente Floriano;
- No período de 05/03/66 À 30/12/71 o Comte. Caminha exerceu a função de Comandante dos navios: NT’s Água Grande, Petrobrás Sul, Mataripe, Aratú, Petrobrás Sudoeste, Buracica e Cassarongongo.
Obras e publicações
- A Arqueação da Carga- Draft Survey – Sindináutica 1986
- Evitando Colisões no Mar – Sindináutica 1984
- Operação de Carregamento – Navios Cargueiros – Sindináutica 1981/1983 1ºVol/2ºVol
- A Prática da Navegação – Sindináutica 1979/1980 1º Vol/2º Vol
- Derrota da Navegação – Sindináutica 1980
- Problemas Resolvidos de Arquitetura Naval para Oficiais de Náutica – Sindináutica 1979
- Direito Comercial Marítimo, 1ª edição com o título “Comércio Marítimo Internacional: O Direito e a Prática”- Sindináutica 1976. 2ª Edição Rio 1978.
- Questionário de Navegação – Sindináutica 1978
- Arquitetura Naval para Oficiais de Náutica – Sindináutica 1977
- Apontamentos de Navegação Astronômica – Sindináutica 1977
- Navegação Eletrônica – Sindináutica 1976
- Estabilidade do Navio – Estática e Dinâmica – Sindináutica 1973
- Teoria e Compensação da Agulha Magnética – Sindináutica 1973
- Curso de Direito Marítimo, em parceria com J. H. Anjos – Editora Renovar 1992.
Muitas outras obras poderão ainda ser citadas, mas o que desejamos finalmente é chamar a atenção da comunidade marítima para a importância que as obras do Comandante Caminha, representam na formação do oficial marcante, bem como em todas as demais etapas de sua carreira profissional.
Autor: Comte. J. Dilermando C. Gonçalves
Colaboração: Prof. CLC Sidnei Esteves Pereira