O processo seletivo EFOMM 2016 chega a sua última fase, então vamos fazer uma retrospectiva de todos os momentos que vocês passaram até agora?
Primeiramente, acreditamos que todos são vitoriosos, independente se estão classificados ou não, pois o ano não foi nada fácil: rotina de estudos, aulas diárias, poucas horas de sono, abdicar de finais de semana com familiares e amigos. Porém, valeu a pena! Valeu a pena cada noite mal dormida e cada final de semana perdido, porque, agora, vocês alcançaram o objetivo no qual lutaram um, dois, quiçá três anos.
Após conquistar a alegria de avistar o tão sonhado nome na lista divulgada no dia 3 de setembro, outras coisas precisavam ser avaliadas e treinadas, como a Seleção Psicofísica e o Teste de Suficiência Físico (TSF). Provavelmente muitos visitaram médicos para fazer um check-up e confirmar se tudo estava safo e cremos, também, que tiveram dificuldades nos treinamentos para o TSF, visto que passaram muitas horas por dia apenas estudando durante a época de “cursinho”.
Entretanto, mesmo com o nervosismo dos últimos dois minutos para o fim da prova de corrida e da sensação de que a piscina de 25 metros não teria fim, vocês completaram a etapa e obtiveram mais uma conquista nesta longa jornada. Mas, ainda não acabou…
Com a divulgação da nota da prova de redação, realizada no dia 2 de agosto, uns aumentaram sua colocação, outros diminuíram. Todavia, independente da classificação, cada um de vocês terá a honra de se tornar um aluno da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, pois a antiguidade que vocês conquistaram não interfere no quão bons alunos ou profissionais vocês serão, e sim, a dedicação e esforço em querer aprender e tentar superar suas dificuldades.
E essa mesma dedicação e esforço serão requisitados de você durante o Período de Adaptação 2016. Esse Período será onde cada candidato irá conhecer a rotina de um militar da Marinha do Brasil e deverá se adequar a ela. Para os que não estão acostumados a ficar longe por muito tempo dos pais, podem vir a ter dias um pouco difíceis. Porém, extremamente necessários para a formação do caráter que um oficial da Marinha Mercante Brasileira deve ter.
O Jornal Pelicano, como em anos anteriores, vai ser o canal de comunicação entre os “adaptandos” e os seus responsáveis. A Equipe que veio incessantemente cobrindo o processo seletivo para a EFOMM-CIAGA 2016 vem, desta vez auxiliar o candidato à aluno EFOMM no enxoval para a Adaptação.
O que trazer para o Período de Adaptação 2016?
Confira na próxima página: ➡