O Porto de Mariel, em Cuba, fruto do financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), já operou 57 navios desde sua inauguração feita no inicio deste ano, na primeira Zona Especial de Desenvolvimento de Cuba, informou nesta terça-feira a televisão estatal do país caribenho.
Álvaro Molina, diretor adjunto do TC, explicou que as embarcações que chegaram ao porto de Mariel transportavam, em média, de 280 a 300 contêineres para as operações de carga e descarga, fornecendo, até o presente momento, um resultado aproximado de cerca de 15 mil contêineres operados, segundo declarações exibidas na reportagem televisiva “Destino de Mariel”.
A inauguração da primeira etapa do moderno Terminal de Contêineres foi realizada em Janeiro, tornando-se o coração da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel (ZEDM), cujo principal objetivo é transformar-se em um dos principais motores econômicos da ilha, atraindo, portanto, o capital estrangeiro.
O píer do Terminal tem 702 metros de comprimento e está equipado com quatro guindastes “super post-panamax“. Seu pátio foi construído para operar 822 mil contêineres por ano, segundo dados da reportagem televisiva que ofereceu uma descrição detalhada das obras.
Linhas férreas, armazéns, vias, canais, pontes e estações ferroviárias são algumas das infraestruturas do projeto no porto de Mariel, situado a cerca de 45 quilômetros ao oeste de Havana, a capital do país.
Na construção da primeira etapa do porto de Mariel, executada pela empreiteira brasileira Odebrecht, foram investidos US$ 957 milhões no total, dos quais US$ 682 milhões foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para a segunda etapa, o BNDES deve fornecer cerca de US$ 290 milhões.
Fonte: EXAME