No dia 8 de junho, o CIAGA recebeu a visita de alunos da EFOMM/CIABA, que vieram para São Paulo, no dia anterior, para  visitarem o Centro de Simulação de Manobras Navais, inaugurado pela Escola Politécnica (Poli) da USP.

No dia 7 de junho, antes da viagem ao Rio de Janeiro para conhecerem o CIAGA, os três alunos do CIABA (Vanessa, Luciano e Messias) foram a São Paulo para visitarem o Centro de Simulação de Manobras Navais, inaugurado pela Escola Politécnica (Poli) da USP, em prol de conhecerem o simulador Full-Mission, o primeiro desenvolvido no Brasil, para retratar um passadiço completo, com um visual de 360º. Neste, os alunos simularam uma manobra de atracação no porto de Salvador, com o auxílio do praticante de náutica Armelin, e puderam conhecer os instrumentos que são utilizados, além de verem o quanto se assemelha a realidade.

Os alunos também conheceram os outros dois simuladores que são integrados ao Full-Mission. Sendo um deles com sistema de visualização de 270° que simula manobras de navios menores, como rebocadores, e o simulador em 4D, que demonstra com bastante exatidão os efeitos das guinadas da embarcação, além das ondas.

Ainda tiveram tempo de conhecerem o Tanque de Provas Numérico (TPN), aonde são realizadas simulações dinâmicas que caracterizam com precisão os fenômenos hidrodinâmicos e estruturais atuantes no sistema de produção oceânica, incluindo particularidades de projeto como, por exemplo, a existência de sistema de posicionamento dinâmico (DP) ou efeitos decorrentes de sloshing em tanques com superfície livre.

Os alunos puderam conhecer as instalações do CIAGA, em especial o Grêmio de Náutica. Dado seu interesse em construir um espaço similar no CIABA, os equipamentos, bem como a organização geral do Grêmio e suas atividades, foram apresentados aos visitantes. A sala do Grêmio de Náutica possui diversos instrumentos de aprendizagem para estreitar o contato dos alunos com a futura profissão. A demonstração do funcionamento do simulador, principal recurso de instrução do GNAUT, ficou a cargo do Comandante-Aluno Saviatto.

Os alunos do CIABA visitaram ainda o Grêmio de Vela e Remo da Escola, além de passarem pelos principais pontos do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha.

*Colaborou Al. Matheus Costa, presidente do GNAUT (3° Ano – Náutica)

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Máquinas e Membra Honorária do Jornal Pelicano. Foi aluna da EFOMM de 2013 a 2015, Comandante de Companhia, Adaptadora-aluna, Atleta da Equipe de Basquete, Monitora do Grêmio de Máquinas, Escritora e Presidente do Jornal Pelicano.