No dia 18 de abril, um grupo de alunos da EFOMM foram até o Pico da Pedra Branca, o ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro.
O Pico fica situado no Parque Estadual da Pedra Branca, a 1024m de altitude num maciço que leva o mesmo nome. O acesso foi feito pela trilha de maior extensão com início na Guarita da Estrada do Pau da Fome, em Jacarepaguá. O parque é o maior urbano do mundo, quase três vezes o da Tijuca, com cerca de 12500 hectares. Ele abriga grande parte dos resquícios originais da Mata Atlântica.
Para chegar até lá, os alunos Bolacio, Cossatis, Santos, João Marques, Ian Lage, Alessandro, Paulo Oliveira e Elison Neves – todos do 2° ano – tiveram de percorrer, aproximadamente, 8,5km com diversos pontos de declives brutos e descidas amenas. Eles levaram cerca de 3 horas e meia, num ritmo semi-pesado, para chegar até a Pedra, no topo do Parque. “Foi a trilha mais extensa que fizemos”, declara Paulo Oliveira.
Após uma curta pausa para repouso, alimentação e apreciação da frustrante e limitada vista naquele cimo, eles iniciaram a descida retornando pela mesma trilha, num ritmo intenso. Restando cerca de 1/3 do percurso final, porém, um incidente os atrasou, suficientemente, para terem de cumprir, às cegas da divagante e confusa escuridão florestal noturna, o caminho de volta. Em total, foram 17km de caminhada, em quase 8 horas.
Ao serem questionados se repetiriam a trilha, somente Paulo afirma que sim. Os outros disseram que a vista não vale tanto a pena. Eles admitem, porém, a possibilidade de realizar, novamente, se por outro caminho.
O grupo pretende, ainda esse ano, realizar novas trilhas desafiadoras. O próximo local estudado fica na Serra da Mantiqueira, no Parque Nacional do Itatiaia. Qualquer um que deseje participar das trilhas deve procurar o Grêmio Endurance, os alunos Noronha (3° Ano), Santini (2° Ano) ou Paulo Oiveira.
*Colaboração Fotográfica: Al. Paulo Oliveira
Explore, comente, curta e compartilhe o novo Jornal Pelicano!