Na tarde da última quarta-feira (30), numa parceria do Grêmio de Náutica com a Transpetro, 10 alunos da EFOMM tiveram a oportunidade de visitar o navio petroleiro João Cândido, fundeado na Baía de Guanabara. O Jornal Pelicano esteve presente e traz para você a cobertura completa desta visitação.
Após uma seleção mediante sorteio, os alunos do primeiro ano: Felipe Dias, Fillipe, Marcus Vinícius, Milepe, Perrotta, Savino; e do terceiro ano: Castro, Freitas, Matheus Costa e Vieira; se encontraram no GV (Grêmio de Vela e Remo), após o término das aulas, para embarcar na lancha que os levaria até o navio João Cândido, fundeado na Baía de Guanabara. Com um céu bem limpo, poucos ventos e mar calmo, a lancha passou por outros navios fundeados e os feras já foram se animando, colocando em prática os termos aprendidos nas aulas de arquitetura naval.
Na chegada ao navio, o praticante de Oficial de náutica Bruno, recém-formado na EFOMM, nos recebeu e nos apresentou, de início, o Comandante Müller, o Imediato Pontes e a primeira oficial de náutica (1ON) Cecília, que demonstraram hospitalidade e gentileza.Logo em seguida fomos até o passadiço, onde aprendemos muito com o praticante de náutica (PON) César e o segundo oficial de náutica (2ON) Oscar ao nos explicar com muito detalhe os equipamentos e instrumentos do passadiço. Fomos levados ao compartimento de CO2, onde foi nos explicado o quão moderno este navio é, trazendo mais segurança e facilidade na operação, ao acabar com os antigos compartimentos de CO2, repletos de ampolas. Também visitamos o compartimento que contém os tanques de espuma de alta e baixa expansão, sendo esclarecido cada um deles.
O chefe de máquinas, OSM Lopes, nos conduziu até a praça de máquinas onde conhecemos o CCM (centro de controle de máquinas). Ele foi muito atencioso, permitindo um dos alunos a dar partida em uma das caldeiras. Ainda na praça de máquinas, conhecemos também o segundo oficial de máquinas (2OM) Antonio, quem nos apresentou o MCP, os três MCA’s e as duas caldeiras, além de nos mostrar, com a permissão do OSM Lopes, como colocar 2 geradores em paralelo.
Já beirava 18hs, quando fomos cordialmente convidados para jantar no rancho do navio, tendo a oportunidade de interagir com outros membros da tripulação e se deliciar com uma janta e uma sobremesa muito saborosas.
Enquanto aguardávamos a lancha para desembarque, conhecemos o CCC (centro de controle de carga), aonde o praticante Bruno explicou como são realizadas as operações de lastro, carregamento, descarregamento e inertização; além de nos dirigirmos até o convés, indo da popa até os manifolds.
Gostaríamos de agradecer a todos os responsáveis pela realização desta visitação, afinal, ela é tão importante para os alunos do terceiro ano, que em breve estarão embarcados praticando, quanto para os alunos do primeiro ano que puderam ver de perto as atividades dos oficiais de náutica e máquinas, auxiliando-os na escolha do seu curso. Além disso, parabenizamos a família João Cândido, que nos serviu de exemplo de profissionalismo e companheirismo. Com isso, pudemos aprender a importância de sermos profissionais ao assumir quaisquer responsabilidades ao realizar alguma atividade. A equipe do Jornal Pelicano agradece.
Confira mais fotos abaixo:
{gallery}VIsitaCAO BR{/gallery}