O intuito da seguinte matéria é situar os candidatos das futuras turmas do primeiro ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), mostrando-os, de forma resumida, o que encontrarão durante sua rotina como “feras”, em nossa Escola.

Período de Adaptação

Finalmente chega o grande dia: em meados de janeiro, jovens de várias partes do Brasil e até mesmo de outros países chegam ao Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) para a Adaptação. O objetivo deste período é ensinar ao candidato valores militares necessários para uma boa vivência na Escola. A adaptação não tem rotina, isto é, não há um dia igual ao outro, o que a torna uma fase extremamente desafiadora e exaustiva, fazendo, inclusive, com que alguns desistam no meio do caminho.

Durante 3 semanas o candidato é preparado para a rotina militar a que estará submetido durante os 3 anos na EFOMM, o que inclui inspeções de uniforme, de camarotes, treinamento de ordem unida e intensa atividade física. Apesar de ser uma fase bastante difícil, a adaptação também tem sua parte boa: o final! É o dia em que finalmente o candidato recebe a tão esperada platina, tornando-se, oficialmente, um aluno da EFOMM.

Turma 2014 no período de Adaptação
Turma 2014 no período de Adaptação (Imagem: Jornal Pelicano)

Começo das Aulas e Rotina

Após o final da adaptação, no mês de fevereiro, os alunos dos outros anos escolares chegam ao CIAGA e começa o ano acadêmico da EFOMM. A partir desta data começa uma rotina que será seguida todos os dias até a formação.

Alvorada: O primeiro ano deve estar reunido na Alameda Alegrete para o café da manhã.

Aulas da Manhã: Os alunos devem estar em sala de aula. Há 2 intervalos a cada 1h30min.

Almoço: O primeiro ano deve novamente reunir para o almoço.

Aulas da Tarde: Os alunos deverão novamente estar em sala de aula.

Parada Escolar: Os alunos da EFOMM se reúnem na Alameda Alegrete para a Parada Escolar. O objetivo deste período (de aproximadamente 30 minutos) é passar aos alunos ordens e condutas que deverão ser seguidas ao longo do dia. Há também a inspeção de uniformes por parte dos Oficias responsáveis pelo Corpo de Alunos.

Após a parada escolar, começa o TFM (Treinamento Físico-Militar), a hora em que os alunos praticam esportes em suas diversas equipes como futebol, judô, remo, vela, basquete, orientação, atletismo, handball entre outras.

Alunos da EFOMM durante o TFM.
Alunos da EFOMM durante o TFM. (Imagem: Jornal Pelicano)

Jantar: O primeiro ano deve se reunir para a janta.

Ceia: O primeiro ano deve reunir para ceia noturna.

Ao término do último “reunir” os alunos estão livres para visitar os grêmios da EFOMM, estudar, atender a cursos de idiomas, usufruir das instalações do CIAGA, como Salão de Recreio ou a Sala de Estar, entre outros. E, no dia seguinte, a rotina se repete.

Sexta-Feira: A rotina é cumprida normalmente até a hora em que os alunos são liberados para suas casas, em horários que variam.

Serviços

Como qualquer militar da Marinha do Brasil, o aluno da EFOMM cumpre serviços que, no primeiro ano, ocorrem, normalmente, 1 vez durante cada semana e, aproximadamente, 2 vezes aos finais de semana no período de um mês. Os serviços variam de zelar pelo pavimento dos camarotes a garantir o bom funcionamento da Lavanderia de Apoio ao Residente.

Cerimônias

Turma 2015 na Cerimônia de Juramento à Bandeira. (Foto: Al. Alessandro/ Jornal Pelicano)
Turma 2015 na Cerimônia de Juramento à Bandeira. (Foto: Al. Alessandro/ Jornal Pelicano)

Durante todo o ano ocorrem cerimônias do CIAGA e da EFOMM, das quais o Corpo de Alunos cumpre presença. Em maio, há uma cerimônia bastante especial para o primeiro ano: o Juramento à Bandeira. É o dia em que o aluno da EFOMM é incorporado de forma efetiva à Marinha do Brasil. No mesmo dia, à noite, ocorre o Baile da Platina, para que seus alunos comemorem a nova conquista com seus familiares e amigos.

Bailes

Baile promove integração do Corpo de Alunos. (Imagem: Jornal Pelicano)
Baile promove integração do Corpo de Alunos. (Imagem: Jornal Pelicano)

Durante o ano existem 4 bailes: Baile dos Feras, Baile da Platina, Baile do Adeus e Baile de Formatura. O Baile dos Feras e o Baile do Adeus são organizados pelos alunos da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM) com o intuito de receber os novos alunos do 1º ano e se despedir do 3º ano, respectivamente. Já o Baile da Platina e o Baile de Formatura são organizados pelos alunos da Comissão de Formatura de cada ano escolar.

Período de Provas

As provas na EFOMM são divididas em 2 períodos por semestre (P1 e P2). O aluno deve obter um somatório mínimo de 12 pontos nas duas provas de cada disciplina para ser considerado aprovado no semestre. Se a pontuação não for alcançada, será cumprida a prova final para compor a nota.

Há também uma avaliação física semestral: o Teste de Aptidão Física (TAF). O candidato deverá atingir um determinado nível de performance em uma prova de corrida e outra de natação.

Se o aluno não possuir nenhuma pendência com relação às suas notas, será liberado para o período de férias escolares.

Segundo Semestre

No segundo semestre, a rotina se mantém, mas com diferença nas novas disciplinas ministradas em sala de aula. Nesse período, cada aluno do 1º ano se depara com uma escolha sobre o rumo que sua vida profissional irá tomar: Máquinas ou Náutica? Para auxiliar nessa difícil decisão, a Escola tem à sua disposição: os Grêmios de Náutica e Máquinas; diversas palestras motivacionais com oficiais mercantes organizadas pela SAMM; conversas com oficiais no Café com a SAMM e visitas à simuladores e laboratórios de máquinas.

Também nesse semestre, ocorre no final do ano, a Cerimônia de Declaração de Praticantes, quando o terceiro ano se forma e, o fera – antes, candidato –  passa a ser aluno do 2º ano.

Pavão com bloco X-RAY ao fundo. (Imagem: Jornal Pelicano Instagram)
Pavão com bloco X-RAY ao fundo. (Imagem: Al. Guerra/ Acervo Pessoal)

A equipe do Jornal Pelicano deseja boa sorte a todos os candidatos!