1USMMA – Estados Unidos, 1943
A United States Merchant Marine Academy (USMMA) é uma escola militar americana localizada em Nova Iorque, que forma oficiais da marinha de guerra ou mercante, dependendo da escolha do aluno – chamados de midshipmen.
As marinhas mercante e de guerra americana são muito ligadas, por isso, a escola é muito valorizada pelas forças armadas. O orçamento anual reservado para o seu rigoroso programa acadêmico é da ordem de 85 milhões de dólares americanos.
Os cursos oferecidos são Navegação, Administração, Direito Marítimo, Direito Internacional e Máquinas e possuem duração de 4 anos. Os oficiais formados na USMMA podem optar pelas carreiras na Marinha Mercante – tendo que servir, nesse caso, por pelo menos 8 anos – ou nas Forças Armadas americanas (Exército, Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais, Aeronáutica e Guarda Costeira) – onde se tornam 2° tenentes da ativa, com serviço militar obrigatório de 5 anos.
A escola dá muito valor aos esportes. Os alunos competem numa divisão nacional universitária (NCAA). Ela possui laboratórios, simuladores e uma estrutura muito boa de alojamentos para seus 950 alunos e, além disso, há, dentre suas instalações o Museu da Marinha Mercante americana.
A rotina na escola é bastante parecida com a da nossa querida EFOMM, tendo alvorada, reunir paro café da manhã e almoço, inspeções de camarote, TFM e etc.
Para ingressar na USMMA o candidato precisa da recomendação de uma autoridade do governo ou representante (nominating authority), que usam critérios próprios (entrevistas, provas, etc.) além de 3 recomendações de professores e concluir um teste de aptidão física.
USMMA: http://www.usmma.edu/
2ENIDH – Portugal, 1924
A Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH) localizada na capital portuguesa Lisboa, forma profissionais em diversos setores da Marinha Mercante como Gestores de Portos, Transportes Marítimos e Logística (setor Marítimo-Portuário) além, é claro, de Oficiais de Náutica e Máquinas.
A instituição oferece os bacharelados, que duram 3 anos, de Pilotagem, Engenharia de Máquinas Marítimas, Sistemas Eletrônicos e Gestão Portuária, dos quais dois, no máximo, podem ser escolhidos pelos futuros alunos. A Escola também oferece mestrados que são concluídos em 2 anos.
Para ingressar na ENIDH o candidato precisa ter bom aproveitamento no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, já que é considerada uma faculdade pública. Atualmente, possui 800 alunos.
ENIDH: http://www.enautica.pt
3WMA – Inglaterra, 1902
A Warsash Maritime Academy (WMA) é uma instituição de ensino superior que se localiza em Southampton no campus da Southampton Solent University. Considerado uns dos 3 principais centros de ensino marítimo do mundo, forma oficiais e profissionais de outras classes mercantes.
Seus alunos são preparados em 3 anos para operar em quaisquer classes de navios sejam eles cruzeiros ou petroleiros.
A estrutura da escola contempla alojamentos, simuladores, centros de treinamento contra incêndios, dentre outros. O simulador de manobras é bastante inovador, navios em escala reduzida são utilizados em um lago para que o aluno tenha o entendimento de como o navio se comporta e possa, assim, melhorar suas habilidades (Assista o vídeo abaixo).
A prática de esportes também é bastante valorizada. Atualmente a universidade possui o time campeão mundial de iatismo.
Os requisitos para ingresso são: 4 matérias do GCSE (Certificado Geral de Ensino Médio) incluindo Matemática, Ciências (com ênfase em física), Inglês ou alguma matéria que utilize a língua inglesa como história ou geografia; média C em todas as 12 do ensino médio com inglês e que incluam as acima citadas.
A escola recebe alunos estrangeiros de mais de 70 países.
WMA: http://www.warsashacademy.co.uk/
4SMU – China, 1909
A Shangai Maritime University (SMU) é localizada em Shangai e possui 6 campos de estudos como Engenharia, Direito, Gerenciamento, Economia, Artes e Ciências Marítimas (navegação, administração, máquinas e automação) tendo sua ênfase e reconhecimento maior graças a este último.
Oferece cursos de bacharelado, mestrado, doutorado e até pós-doutorado. Nomeada berço internacional dos especialistas marítimos, a escola recebeu nível “A” (excelente) em uma importante avaliação de universidades chinesas. Os cursos duram 4 anos.
A escola possui dois navios próprios onde os alunos são treinados sendo um conteneiro (Yufeng Ship) e um bulk carrier (Yuming ship).
Para ingressar na SMU, deve-se ter HSK 4 ou 5 (Nível de proficiência em idioma chinês), além de duas recomendações de professores em chinês ou inglês.
A universidade possui 20000 alunos de todo o mundo.
SMU: http://en.shmtu.edu.cn/
5IMU – Índia, 2008
A Indian Maritime University (IMU) possui sua sede principal na cidade de Chennai e outros 5 campus em cidades distintas. Cada um desses campus abriga tipos específicos de curso, o de Chennai por exemplo, possui os cursos de Gerenciamento de Portos, Náutica, Máquinas, Direito, dentre outros.
A Universidade, além dos citados acima, dispõe de cursos de Pesquisas Marinhas, Engenharia Oceânica e Arquitetura Naval.
Os alunos ainda competem em ligas esportivas universitárias de cricket e basquete.
O candidato que deseja ingressar num desses centros da IMU deve fazer provas de Matemática, Física, Inglês, Conhecimentos Gerais e uma matéria específica para a especialização desejada.
IMU: http://www.imu.nic.in/
6AMC – Austrália, 1980
Localizada na Tasmânia, a Australian Maritime College (AMC) é um instituto pertencente a Universidade da Tasmânia que compreende 3 centros nacionais: Centro Nacional de Portos e Navios, Centro Nacional de Máquinas e Hidrodinâmica, Centro Nacional de Meio Ambiente Marinho e Sustentabilidade.
Oferece, em seus 2 campus, cursos de Máquinas, Logística, Sustentabilidade e Náutica.
A AMC é a única do mundo a possuir na mesma área simuladora de resistência de casco (um lago de 100 metros de comprimento), um tanque para testes de hidrodinâmica, simulador de sobrevivência no mar com a reprodução de uma superestrutura de navio, um centro para o desenvolvimento da vida marinha e centro de treinamento para o combate a incêndios.
É um dos 7 membros fundadores da Associação Internacional de Faculdades Marítimas, que representam os 5 continentes.
Para estudar na AMC, é preciso enviar uma ficha de inscrição por e-mail para que a faculdade analise o candidato e é, inclusive, possível realizar seus cursos à distância.
AMC: https://www.amc.edu.au/
Texto e pesquisa: Al. Strauss
Edição: Al. Alessandro