Na segunda-feira, dia 03 de agosto, foi a iniciada a II Semana da Profissão, iniciativa que permite aos alunos primeiranistas informações relevantes sobre as especialidades de Náutica e Máquinas, além de um primeiro contato com os dois diferentes tipos de serviços que irão encontrar a bordo.
Ao final do primeiro ano básico, os alunos da EFOMM se deparam com a fase mais importante da sua formação: a escolha de curso. Com base nisso, os alunos dos demais anos auxiliam nas visitas a simuladores, explicando sobre principais equipamentos utilizados por pilotos e maquinistas.
No primeiro dia, a visitação foi aos simuladores de Náutica; durante a visita, os alunos aproveitaram para tirar dúvidas sobre quarto de serviço, passadiço, instrumentos, etc. Alunos voluntários mostraram publicações como tábua de maré, almanaque náutico e carta 12000 e explicaram as principais funções desses recursos. Além disso, os primeiranistas aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre a função de um piloto a bordo e as aplicações de algumas matérias específicas que já estudam no primeiro ano básico. Os alunos mais antigos ainda explicaram as diferenças principais entre Radar e ARPA e suas aplicações a bordo, ressaltando também a importância da segurança da tripulação e da estabilidade em um navio.
“O simulador é muito interessante, principalmente, pelo fato de termos contato com a profissão que iremos exercer. Experiência que não teremos tão facilmente na Escola. Na verdade, é uma pena não podermos ter contato com tal tecnologia nos nossos horários vagos”, diz o aluno Thiago Souza, que pensa em escolher Náutica.
No segundo dia, os alunos visitaram os laboratórios de Máquinas e aproveitaram para ter o primeiro contato com uma simulação de praça de máquinas, espaço confinado e barulhos produzidos pelos motores e outros maquinários de bordo. A visitação teve a participação dos professores das matérias específicas de Máquinas e dos monitores do Grêmio de Máquinas, que responderam às inúmeras perguntas dos iniciados na Escola.
Os alunos aproveitaram para aprender sobre algumas das principais partes dos motores e as funções de cada um deles no laboratório de Máquinas de Combustão Interna (MCI), conhecendo ainda as funções da caldeira e turbina no laboratório de Termodinâmica e das baterias e geradores elétricos no laboratório de Elétrica. Os monitores alertaram sobre os principais perigos que um maquinista enfrenta a bordo e ressaltaram as medidas preventivas contra acidentes comuns em uma praça de máquinas. Os primeiranistas conheceram também, com descontração e curiosidade, algumas gírias cotidianas entre os profissionais da Máquina, como mel de coruja, 100% algodão e kapal.
“Foi impactante. O trabalho de um maquinista exige conhecer de tudo um pouco. É muito legal ver a física aplicada em cada uma das etapas, para aqueles que se identificam com essa área”, diz a aluna Isabella Moura.
Ao final de cada visitação, os alunos mais antigos contaram um pouco sobre as experiências adquiridas nesses dois anos e meio de Escola e tiraram dúvidas sobre escolha de curso e os critérios que utilizaram na decisão de sua futura carreira.
Confira as fotos das visitações em nossa galeria: