Dia 24 de janeiro foi o aniversário de um dos maiores navios O/O (ore-oil – navio destinado a minério e a óleo), o VLOO José Bonifácio. Este navio, pelas suas dimensões (337,1 m x 54,5m x 28,5m), foi o maior navio que já ostentou a bandeira brasileira e atualmente é a plataforma P-35, que se encontra operando na Bacia de Campos. Obviamente, uma data tão importante como essa, não poderia passar em branco e não passou. A antiga tripulação do VLOO José Bonifácio, e seus familiares, se reuniram no Salão Nobre do Grêmio de Vela da EFOMM, no CIAGA, para comemorar esta data festiva.
Estavam presentes o Cmt. Ronaldo Cevidanes, Cmt. Menezes (Inspetor Geral da Transpetro), Cmt. Paulo Afonso (Gerente de Inspeção de navios da Petrobras), Cabral (Coordenador de Seguros de navios) , Rua (coordenador da área de SMS), Chefe de Máquinas Emmanuel (Gerente Geral da Transpetro), Chefe de Máquinas Juarez, Chefe de Máquinas Nilson (representante brasileiro na IMO em Londres), Chefe de Máquinas Figueiró (Gerente Geral da Petrobras/Abastecimento-Logistica), Oficial de Máquinas Antônio Paulo, Cmt. Di Renna (Cmt NT Dilya) , Marcus Lisboa (Gerente de Contingência Petrobras SMS) além de alguns alunos do terceiro ano da EFOMM.
O Cmt Menezes, que atuou como mestre de cerimônias, deu as boas vindas a todos os presentes após fazer os agradecimentos ao Comandante do CIAGA Contra-Almirante Victor Cardoso Gomes e à presença e apoio dos alunos do 3º ano da EFOMM. Os convidados foram visitar o Grêmio de Náutica da EFOMM, que conta com dois simuladores de manobra desenvolvidos pela USP em parceria com o CENPES/Petrobras e apoio da Transpetro. Este simulador, disponibilizado pela Transpetro para treinamento dos alunos, já foi objeto de algumas matérias em nosso Pelicano.
Após a visita, foram entregues Certificados por Dias de Mar aos que estavam presentes. Entende-se por dia de mar, o tempo que cada um passou efetivamente navegando, não foi computado o tempo em que o navio ficava parado (fundeado ou atracado). Dentre os merecedores dos certificados entregues, cabe destacar os que receberam o certificado/distintivo com 4 âncoras, conforme abaixo mostrado:
Posto | Nome | Dias | Certificado/distintivo |
CMT | Ronaldo Cevidanes Nunes Machado |
6000
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4 Âncoras Platina |
OM | Antonio Paulo de Oliveira |
5500
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4 Âncoras Platina |
ASD | Eliseu Sarmento de Melo Filho |
3000
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4 Âncoras prateadas |
CFM | José Maria Jacob de Oliveira |
3000
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4 Âncoras prateadas |
CMT | Paulo Afonso da Cruz SIlva |
3000
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4 Âncoras prateadas |
CFM | Jorge Luiz Emmanuel Silva |
3000
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4 Âncoras prateadas |
CFM | Juarez Rodrigues da Silva |
3000
|
4 Âncoras prateadas |
CMT | José Menezes Filho |
3000
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4 Âncoras prateadas |
CFM | Milton Antonio de Azevedo |
3000
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4 Âncoras prateadas |
CFM | Gastao da Silva Pereira |
2000
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4 Âncoras Bronzeadas |
CFM | Jorge Carlos Barra |
2000
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4 Âncoras Bronzeadas |
CFM | Rogério Fernades Figueiró |
2000
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4 Âncoras Bronzeadas |
1OR | Gilvan Lima da SIlva |
2000
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4 Âncoras Bronzeadas |
OSM | Nilson José Lima |
1500
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3 Âncoras Bronzeadas |
Após a entrega dos certificados, foram sorteados brindes aos participantes desta festividade. Dentre os brindes, constavam sandálias da GOOC, empresa cujo proprietário, o vietnamita Thai Quang N’Guia, foi resgatado no Mar da China por um dos navios da nossa frota (Jurupema).
Todo aniversário precisa da presença do aniversariante, não seria diferente no aniversário de um navio. Na hora de cantar parabéns e cortar o bolo, a maquete do VLOO José Bonifácio entrou em cena levado cerimoniosamente por dois alunos da EFOMM. Foi um evento alegre, era notável o entrosamento e a amizade entre os presentes. Chamava a atenção a alegria dos jovens filhos e filhas desses veteranos da nossa marinha mercante.
Pouco sobre a história do VLOO José Bonifácio:
Em 1979, o navio José Bonifácio da FRONAPE – PETROBRAS resgatou um grupo de 29 vietnamitas, refugiados de guerra, que se encontravam à deriva em pleno Mar da China. Era um grupo constituído de homens, mulheres e crianças que esperavam encontrar paz e segurança em uma outra região, longe dos horrores da guerra. Por isso fizeram-se ao mar em uma frágil embarcação.
Quando foram encontrados estavam exauridos, sem água e sem comida. O “José Bonifácio”, que retornava do Japão, avistou a embarcação no horizonte, aproximou-se, e o seu Comandante, CLC Charles França de Araújo e Silva, observando a mais nobre e tradicional virtude do homem do mar, que é a solidariedade, resolveu resgatar os 29 seres humanos que ansiavam por continuar vivendo.
Devemos acrescentar que os navios que naquela época conturbada resgatavam refugiados sabiam que iriam enfrentar problemas nos portos de escala, já que poucos países se dispunham a recebê-los. Os comandantes eram os responsáveis pela manutenção, segurança e permanência dessas pessoas a bordo, até seu desembarque em porto seguro. O Comandante Charles, ante o dilema de abandonar os náufragos à sua própria sorte e cumprir a sua obrigação humanitária, optou pela segunda hipótese.
Os vietnamitas foram desembarcados em Cingapura, onde permaneceram por breve período em campo de refugiados, enquanto se desenvolveu a démarche legal com o governo brasileiro para a concessão de exílio em nosso país. Uma vez no Brasil, conseguiram a nacionalidade brasileira e hoje, com mais de cem descendentes, ocupam lugar de destaque na sociedade paulista aonde são empresários bem sucedidos.
O Comandante Menezes, que na época era 1º Oficial de Náutica encarregado da navegação, tornou-se uma espécie de cônsul do grupo junto à essa comunidade.
Parabéns ao comandante Charles, aos oficiais e guarnição do “José Bonifácio” e à PETROBRAS.
Fonte: http://www.navioseportos.com.br/cms/index.php?option=com_content&view=article&id=80:jose-bonifacio&catid=39:nossos-herois&Itemid=64
Confira as fotos desta linda festa:
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