No dia 21 de janeiro dois alunos do terceira ano, monitores do Grêmio de Náutica da EFOMM fizeram uma visita às instalações da USP (Universidade de São Paulo), mais especificamente ao prédio do TPN – Tanque de Provas Numérico.
A USP realiza pesquisas utilizando modelos matemáticos e testes em tanques de prova, com o objetivo de atender a demanda da marinha mercante no que diz respeito aos treinamentos e simulações. Os softwares desenvolvidos permitem análises de viabilidade de manobras através das quais pode-se otimizar o tempo de entrada e saída num porto, considerando os requisitos de segurança à navegação, por exemplo.
O objetivo da visita às instalações pelos alunos foi aprimorar os conhecimentos técnicos relativos ao simulador disponibilizado pela Transpetro ao Grêmio de Náutica de nossa Escola, que utiliza o software desenvolvido e atualizado pela USP. Esse simulador tem sido de grande importância para os alunos da EFOMM por possibilitar a familiarização destes com as diversas situações de manobras que encontrarão no futuro e com os componentes da navegação como o AIS, azimutais, ECDIS etc.
Tem-se conseguido realizar simulações de entrada e saída da Baía de Guanabara, onde um grupo de alunos guarnece o navio que entra e o outro grupo guarnece o que sai, já que o simulador é multiplayer e essa versatilidade possibilita ainda o treinamento de comunicação navio-navio exercitando o vocabulário náutico padrão (Inglês/IMO) .
Cabe ressaltar que o fato de termos um AIS integrado nos obriga a efetuar manobras para desviar dos navios que realmente – não virtualmente – se encontram, no instante do exercício, na Baía de Guanabara. A manobra é concluída com um fundeio, onde as condições reais de maré são levadas em conta durante toda a navegação desde a entrada/saída da barra.
Texto e fotografia por: Al. Camila Almeida (Monitora do Grêmio de Náutica e Adaptadora)
{gallery}Visita a USP{/gallery}
Explore, curta e compartilhe o novo Jornal Pelicano!