No último dia 27, alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) participaram, na Escola Naval (EN), de uma palestra sobre a integração entre a Marinha do Brasil e Marinha Mercante, ministrada pelo Exmo. Sr. Chefe do Departamento de Desenvolvimento do Ensino do Profissional Marítimo (EPM) da Diretoria de Portos e Costas (DPC), C Alte (RM1) Sergio Antônio da Conceição Freitas – que exercera a função de comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) por 3 anos, entre 2000 e 2002.
A cerimônia foi presidida pelo Exmo. Sr. C Alte (CA) Gilberto Cezar Lourenço, atual comandante do CIAGA, acompanhado pelo comandante da Escola Naval, Exmo. Sr. C Alte (CA) Marcelo Francisco Campos e do Superintendente de Ensino do CIAGA, Exmo. Sr. C Alte (RM1) Marco Antônio Guimarães Falcão.
Citando a definição de Marinha Brasileira do Exmo. Sr. V Alte (RM1) Paulo Phaleante Casales – ex-Diretor da DPC, que afirma que esta é um conjunto harmônico formado pela Marinha do Brasil – também conhecida por Marinha de Guerra – e Marinha Mercante Nacional; o Chefe do Departamento de Desenvolvimento do EPM, destacou a importância da função da própria DPC. Ele observou algumas atribuições do Órgão representante da Autoridade Marítima tal quais prover a segurança da navegação aquaviária, orientar a marinha mercante e suas atividades correlatas no que interessa a defesa nacional e contribuir para a formulação e a condução das políticas nacionais que digam respeito ao mar.
O Almirante também conceituou Poder Marítimo Nacional. Para ele, é a “capacidade que dispõe a nação para a utilização do mar e das águas interiores na consecução dos seus interesses e propósitos de natureza política, comercial, industrial, científica e militar”. Segundo ele, o poder marítimo “representa parcela do poder nacional relacionado com o uso do mar” e, por esse motivo, é importante a integração entre as duas marinhas.
Por fim, o C Alte (RM-1) Sérgio Freitas deixou algumas palavras motivacionais para a plateia composta por aspirantes da EN e alunos da EFOMM, respectivamente, futuros oficiais das Marinhas de Guerra e Mercante nacionais. [pull_quote_center]Marinha de Guerra e Marinha do Comércio! Marinha do Brasil e Marinha Mercante Nacional! Juntas no mar, na paz e na guerra. Marinhas de muitos heróis. Marinhas indispensáveis à sobrevivência e ao desenvolvimento da nação. Marinhas que juntas formam um conjunto harmônico chamado Marinha Brasileira. Acreditem que vale a pena dedicar-se a ela![/pull_quote_center]