Como definido, no meado desse mês, 2 praticantes do CIAGA e outros 2 do CIABA partiram para o enriquecedor e emocionante programa de estágio embarcado. Eles passarão por um período de 6 semanas de instrução na MARTEC (Maritime and Politechnic College) antes de ir a bordo do veleiro-escola Danmark, por 3 meses.

Praticantes brasileiros chegam na cidade de Frederikshavn. (Foto: PON Stersi / Arquivo Pessoal)
A embarcação de três mastros- que já treinou marinheiros americanos na Segunda Guerra Mundial – possui 77 metros de comprimento e conta com um total de 26 velas. Juntas elas abrangem uma área de 1632 metros quadrados o que é quase a metade de um campo de futebol oficial. Ela foi construída em 1932 para ser um navio-escola, sob encomenda da coroa dinamarquesa. Hoje em dia, é administrada pela MARTEC e dá instrução a um grupo de 80 praticantes dinamarqueses e estrangeiros, 2 vezes por ano.
Navio Danmark. (Foto: PON Stersi / Arquivo Pessoal)

O Jornal Pelicano com a inestimável contribuição do praticante de náutica Stersi, imediato-aluno da EFOMM (CIAGA-RJ)  em 2013 , trará um relatório semanal de suas atividades a bordo do Danmark. Você poderá acompanhar a série de artigos regularmente, aqui no Jornal. Então, fique ligado!

Abaixo segue o 1° relatório que recebemos:

Como prometi para algumas pessoas, tentarei nos tempos vagos escrever sobre nossa viagem à Dinamarca. Contarei um pouco sobre os dias na MARTEC, algumas experiências, aulas e principalmente sobre as aventuras a bordo do DANMARK.

Para que todos entendam, esta viagem foi um dos acordos assinados entre a MARTEC e o CIAGA no Seminário BRASIL x DINAMARCA ocorrido em 2013. Dois alunos do CIAGA e dois do CIABA fariam uma viagem de instrução a bordo de um navio veleiro, o DANMARK.

A viagem consiste de seis semanas de instrução na MARTEC (Maritime and Politechnic College) e 3 meses a bordo do DANMARK. Eu, Ian, Érika e Raphael chegamos na Dinamarca no dia 16 de Janeiro, e aos  poucos vou tentando contar sobre nossas experiências.

Até logo,
Vitor Stersi
Praticante de Oficial de Náutica

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.