Jakob Wagner é uma das pessoas mais privilegiadas do mundo. Ele foi um dos poucos a viajar a bordo do imenso navio de bandeira dinamarquesa Emma Maersk, o maior conteneiro do planeta, sob a condição de passageiro, uma rara experiência que rendeu ao fotógrafo um projeto único.
Em 2010, Jakob, na época apenas um assistente de fotografia, recebeu um trabalho que o colocou dentro do gigante, tendo a chance de acompanhar a rota regular da embarcação indo da Dinamarca até a Ásia, navegando pelo Estreito de Gibraltar e passando pelo Canal de Suez. As fotos exprimem um olhar marcante sobre a vida a bordo, incluindo as etapas de carregamento do navio, em Rotterdam, a partida do “Porto do Mundo”, bem como todo o caminho até Felixstowe, a aproximadamente 160km do Canal da Mancha.
Apesar de ter presenciado somente uma parte da rota quase global empreendida pelo Emma Maersk, Wagner conseguiu capturar em suas fotos toda a imponência da embarcação, seja em termos de sua estrutura ou em suas atividades de rotina. O navio cujo raio de curva tem de cerca de 1,5km, com capacidade para carregar mais carga do que um trem de 65 quilômetros, assemelha-se praticamente a uma cidade. Através do efeito de longa exposição, utilizado pelo fotógrafo em seus cliques, Jakob retratou com muita sutileza a essência de grandeza do navio e a percepção distorcida do tempo, que deve parecer mais vagaroso, a bordo de uma embarcação desse porte.
Através do meu trabalho, algumas vezes, tenho a chance de visitar lugares que são proibidos para outras pessoas“, afirma Wagner. Ainda em suas palavras, a viagem no Emma Maersk pode ser definida como “uma jornada realmente impressionante.”
Todas as fotos e o trabalho completo de Jakob podem ser conferidos em seu site.