Nessa quinta-feira, dia 7 de novembro, a Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM) promoveu mais um de seus Cafés, no salão de leitura da EFOMM, que contou com a presença do Corretor de navios e Oficial de Náutica Edson Seixas.

Histórico

Na marinha mercante, Edson chegou a exercer o cargo de comandante, mas deixou o mar para atuar na área de corretagem de navios. Nesse setor, ele foi sócio fundador de uma empresa brasileira especializada em graneis sólidos. Na época, ela foi uma das maiores do Brasil. Atualmente, ele acumula mais de 20 anos de experiência profissional como shipbroker e possui uma empresa própria com diversos clientes consolidados como Vale S.A., Maersk, Transpetro entre outras.

Shipbroking

O comparecimento dos alunos no evento foi maior do que o habitual. Edson pode esclarecer diversas dúvidas deles com relação ao shipbroking. Explicou que a atividade consiste em mediar comercial e contratualmente a relação entre um armador – dono ou operador de um navio – e um afretador – interessado no transporte de uma determinada carga – e é uma das possibilidades de escolha profissional futura para um mercante que queira trabalhar, em terra.

Como se tornar um shipbroker

Aos interessados em seguir nesse ramo, ele aconselhou acerca da necessidade de se investir tempo no desenvolvimento de um conhecimento prático mínimo da função e desenvolver uma considerável fluência na língua inglesa, já que esse é o principal idioma das negociações. Além disso, ele descreveu como outros requisitos, a habilidade de lidar com o estresse e a sagacidade, porque os prazos de tomada de decisão que um corretor dispõe podem ser muito curtos e as negociações envolverem bastante dinheiro.

Mercado

Quanto ao mercado atual, Edson afirmou que exige confiabilidade da corretora. Segundo ele, nessa área, não cumprir compromissos pode significar catástrofes financeiras para todas as partes envolvidas e que, hoje em dia, as partes tendem a só contratar o corretor em quem confiam. “É necessário conhecer com quem se lida e ter a garantia da palavra dele”, declarou. Ele ainda acrescentou, que essa exigência vale tanto do armador e afretador para o broker, quanto do broker para o armador e afretador.

Remuneração

Em relação a remuneração, Edson esquivou-se de entrar em detalhes absolutos do quanto ganha, mas afirmou que a média de comissão praticada no mercado varia até 1,25% do total negociado. Ao se considerar que o frete de cargas é feito por toneladas e que se costuma acordar o transporte de dezenas de milhares delas é possível estimar o arrecadado na casa de milhares de dólares, em média. No entanto, é importante ressaltar que é grande a variação do mercado e, que isso, segundo ele, não permite dar uma resposta concreta sobre o assunto.

 

 
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Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.