A navegação de apoio offshore fornece o apoio logístico às unidades de exploração e produção de petróleo. Esse apoio logístico é feito, também, pelo ar, por helicópteros, para transportar pessoas ou pequenas cargas. No entanto, é pelo mar que se concentra sua parte principal, levando às unidades de exploração e produção os insumos necessários à operação destas.
Entre os serviços prestados pelas embarcações de apoio offshore, pode-se citar os de montagem e lançamento de equipamentos e tubulações, suprimento e apoio logístico diverso, manuseio de âncoras, tubulações e cabos variados, apoio a serviços de manutenção em plataformas e estruturas submersas, combate a incêndios e outros.
De início, as embarcações de apoio offshore eram unidades relativamente simples, mas, com o passar do tempo, essas embarcações foram se tornando mais potentes e mais sofisticadas. Conseqüentemente, no âmbito econômico, o seu preço médio subiu e, atualmente, podem custar mais de US$ 100 milhões.
Segue abaixo um breve resumo dos principais tipos de embarcações de apoio marítimo offshore e suas funções:
1 AHTS (Anchor Handling Tug Supply Vessels)
Os AHTS são navios de apoio marítimo offshore projetados para exercer operações de manuseio de âncoras, reboque e suprimento de plataformas, transportando uma grande variedade de cargas, desde líquidas e a granel, transportadas em tanques abaixo do convés principal, até gerais, como tubulações e peças diversas, alocadas no seu vasto convés principal.
Além destes serviços principais, eles executam atividades suplementares como o resgate de pessoas em caso de acidentes, combate à incêndio, recolhimento de óleo, entre outros, de acordo com os equipamentos presentes em cada embarcação.
2CREWBOAT
Utilizado no transporte rápido da tripulação e de outras equipes que atuam nas Plataformas.
3LH (Line Handling Vessel)
Embarcação utilizada no manuseio de espias (cabos de amarração). Tem cerca de 35 metros de comprimento e potência em torno de 1.800 HP.
4MPSV (Multipurpose Supply Vessel)
São navios polivalentes capazes de garantir uma ampla diversidade de serviços de manutenção dos campos de petróleo. Além executar as tarefas normais de abastecimento (cimento, tubos, lama, salmoura, água doce, óleo e granéis) e entrega, as suas funções incluem o reboque, manobra de âncoras, o trabalho de pesquisa e o de resgate.
5OSRV (Oil Spill Recovery Vessel)
Utilizado no combate a derramamentos, ele é dotado de especificações que permitem trabalhar na mancha de óleo, em atmosfera onde a evaporação do petróleo produz gás natural. Por isso é construído com sistemas elétricos blindados.
6PSV (Platform Supply Vessel)
Utilizado no apoio às plataformas de petróleo, transportando material de suprimento: cimento, tubos, lama, salmoura, água doce, óleo, granéis, etc… Mede de 60 a 100 metros de comprimento e HP em torno dos 5.000. Possui impelidores laterais (BHP).
7RSV (Research Supply Vessel)
Barco de apoio à pesquisa e coleta de dados sísmicos.
8RSV (ROV Support Vessel)
Embarcação de apoio especializada em operação de ROV – “Remote Operated Vehicle”, pequeno veículo operado do navio e que atua no fundo do mar, utilizando braços mecânicos, luzes e lentes no manuseio e montagem de equipamentos submarinos offshore.
9SV (Supply Vessel)
Embarcação de apoio às plataformas de petróleo transportando suprimentos (tubos, água doce, óleo, lama, salmoura, cimento, peças, etc.). É menor que um PSV.
10TS (Tug Supply Vessel)
Embarcação utilizada no suprimento e como rebocador junto às plataformas.
11UT (Utility Vessel)
Embarcação ligeira e de pequeno porte usada no transporte de pessoal que trabalha a bordo das plataformas.