Mais um ano se encerra e o início de um novo tempo se aproxima. Hoje, arrancamos do calendário a última de suas 365 folhas com a esperança de novos dias em mente, pois a perspectiva da mudança em nenhuma outra época é tão desejável. Mas se a vida é feita de ciclos e o mesmo ponto final da história de 2014 é o pingo de tinta que dá início à de 2015, por que não podemos simplesmente seguir em frente na linha do tempo?

Deixamo-nos levar pela continuidade dos dias sem perceber. Nos perdemos em meio à rotina, ao cansaço, às preocupações cotidianas, às responsabilidades e compromissos… nos perdemos com tanta facilidade. Em nossa memória, registros pequenos, cuja data nos foge, tornam-se borrão até se apagarem completamente.

Nesse momento, o fim é uma necessidade.

Precisamos parar. Urge dedicar um longo instante ao passado, olhar para trás e reconhecer os erros e acertos que a memória nos trai ao guardar, buscando incessantemente o crescimento que vem da experiência. Seguir em frente sem essa avaliação é arriscar se repetir, é não ir realmente adiante.

Devemos estar dispostos a empreender a mudança que desejamos em nossas vidas, mas devemos começá-la por nós mesmos. Querer não é tudo. Sem esforço, as esperanças são apenas desejos e os sonhos permanecem como tal. É preciso dedicação, perseverança, comprometimento e tenacidade para encarar o futuro em que residem as realizações, mas, acima de tudo, é preciso ter uma confiança inabalável de que a recompensa nos espera em algum ponto dessa estrada.

Temos agora uma oportunidade de recomeçar. Uma de muitas.

Sempre é tempo de começar outra vez, basta ter a disposição necessária para tentar novamente. Pode ser no dia 31 de dezembro, em 1º de janeiro ou numa terça-feira desimportante, sem data marcada. Para acontecer, o recomeço não precisa de muito, apenas da coragem que o faça valer a pena. Quanto ao que dizem, “ano novo, vida nova”… Escolha somente uma “vida nova”.

Acredite, ela sempre virá em boa hora.

Nosso final feliz

Não poderíamos entrar em 2015 sem lembrar das alegrias que 2014 nos trouxe, vitórias encimadas no trabalho de pessoas comprometidas com aquilo em que acreditam. Se chegamos tão longe, foi pela competência de uma equipe que já tem os atributos indispensáveis ao sucesso. O amanhã que tanto ansiamos em muito dependerá do que aprendemos no ano que se encerra e nossa evolução certamente será consequência do quanto já conquistamos. Esperamos fazer ainda mais, ser ainda melhores e cada dia mais dignos da sua atenção.

Agradecemos a você, leitor, que esteve conosco antes mesmo de 2014 chegar e estará presente também em 2015. O Jornal Pelicano continuará trabalhando para divulgar o melhor conteúdo sobre a Marinha Mercante e as notícias que cercam o cotidiano da EFOMM com precisão e profissionalismo.

Aqui, em qualquer tempo, todos serão sempre bem-vindos a bordo.

O Jornal Pelicano deseja um feliz 2015 a todos, repleto de paz, saúde, harmonia e realizações!

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Máquinas e Membra Honorária do Jornal Pelicano. Foi aluna da EFOMM de 2013 a 2015, Comandante de Companhia, Adaptadora-aluna, Atleta da Equipe de Basquete, Monitora do Grêmio de Máquinas, Escritora e Presidente do Jornal Pelicano.