Com o aumento exponencial e globalizado da produção industrial, o aprimoramento do transporte de mercadorias é indispensável. Para tal, são quatro os pontos mais visados: redução de custos; rapidez no transporte; aumento da carga transportada; e maior segurança nos trajetos. Nesse sentido, é inevitável a comparação entre os modais de transporte.

No Brasil, são os cinco principais modais:

  • Rodoviário
  • Aquaviário
  • Aéreo
  • Ferroviário
  • Dutoviário

Nesta matéria, serão comparados os modais rodoviário – o mais utilizado no Brasil – e o aquaviário, cuja mãe é a Marinha Mercante Brasileira.

Modal Rodoviário

Atualmente a principal forma de transporte de cargas no Brasil é por meio de rodovias. Com mais de 1.7 milhão de quilômetros de estradas esse modal domina cerca de 60% do transporte interno.

Isso se dá por diversos motivos. Dentre eles: a criação do Fundo Rodoviário Nacional; a fundação da Petrobras, em 1954, que passou a produzir asfalto em grande quantidade; e a implantação da Indústria Automobilística.

– Vantagens

O modal rodoviário é vantajoso no sentido da agilidade e flexibilidade de transporte. Justamente pela utilização de ruas e estradas, o produto pode ser entregue nas mãos daquele que o encomendou. Além disso, o manuseio da carga é mínimo, uma vez que a carga é retirada de sua origem e entregue ao destinatário sem a necessidade de manuseio por terceiros.

Ele também pode ser responsável por completar a rota de destino de algum produto que utiliza outros modais para chegar, como carregamento de caminhões em portos por exemplo.

– Desvantagens

Apesar de ser o maior modal no âmbito do transporte brasileiro, é o que apresenta mais desvantagens. Seu limite de carga é significativamente inferior quando comparado a outros modais, como o ferroviário, por exemplo. A segurança no transporte é outro fator desvantajoso; o alto risco de acidentes além dos eventuais roubos de carga fazem com que todos os envolvidos no processo de comercialização do produto saiam prejudicados.

A nível de curiosidade, dentre as estradas que o país possui 12,9% são pavimentadas e 79,5% não são pavimentadas. Ou seja, sempre haverá um gasto considerável com a manutenção e com os reparos do veículo utilizado. Em segundo lugar, é válido salientar o aumento tempo de transporte devido à má pavimentação das estradas e rodovias. É inviável o desenvolvimento da velocidade de estradas lisas e sem buracos em estradas esburacadas e/ou de terra.

Além desses fatores, ainda há o fator poluição. O transporte rodoviário é o que mais polui devido a queima dos combustíveis fósseis que utiliza para geração de energia. Fato é que as embarcações, de um modo geral, também utilizam da mesma fonte de energia. Contudo, não poluem da mesma maneira que os caminhões:

 

  • Considere um caminhão transportando um container de 40 pés. Sendo otimista, esse caminhão, por litro de diesel, percorre uma média de 3,5 km.
  • Já um navio, com capacidade de transportar impressionantes 8000 contêineres, consome 140 litros de diesel por quilômetro percorrido. A princípio os números não parecem muito amigáveis, mas bastam algumas “regras de três” para revelar a diferença gritante.
Container (40ft) Distância (km) Combustível (Litros de Diesel)
Navio de contêineres 1 100 1,75
Caminhão 1 100 28,5

Analisando de outra maneira:

 

Container (40ft) Combustível (Litros de Diesel) Distância (km)
Navio de contêineres 1 1 3,5
Caminhão 1 1 57

 

Modal Aquaviário

 

O Brasil, com seus 8.500 km de costa e mais de 30.000km de vias naturalmente navegáveis, tem um potencial enorme quando se fala em transporte aquaviário. Apesar disso, só representa 13,6% de toda a carga transportada no país, segundo a CNT (Confederação Nacional dos Transportes).

 

  • Vantagens

Sua principal característica vantajosa se dá pela grande capacidade de transporte. Lançando mão do exemplo anterior, um só navio equivaleria a 8.000 caminhões. Outra característica que marca sua vantagem em relação ao transporte rodoviário é o fato de as embarcações percorrerem distâncias muito maiores com ínfimas possibilidades de avaria na mercadoria. Os riscos de roubo ou danos na carga são mínimos. Mas, para isso, uma pequena desvantagem é atrelada, o alto custo no seguro de cargas.

  • Desvantagens

Uma desvantagem encontrada nesse sistema de transporte é o longo tempo de trânsito da carga. Enquanto caminhões podem desenvolver, por longos percursos, uma velocidade média de cerca de 80 km/h, os navios cargueiros navegam geralmente de 40 a 50 km/h. Apesar disso, os navios não enfrentam qualquer tipo de congestionamento ou param de operar por conta de mau tempo – fatos corriqueiros quando se fala em transporte por rodovias.

Outra desvantagem é a burocracia envolvendo a carga e a descarga dos produtos comercializados. No modal rodoviário, a burocracia é baixíssima em comparação ao modal aquaviário, o que agiliza e facilita o transporte.

Apesar de todas as vantagens e desvantagens dos modais, é extremamente ineficiente o uso de um único modal de transporte no âmbito do comércio brasileiro. O Brasil tem dimensões continentais e a “multimodalização” do transporte é algo a ser mais difundido. Os meios de transporte se complementam, cada um com sua utilidade específica.