Na manhã da sexta-feira, 19 de maio, no ginásio do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), 136 alunos do primeiro ano, da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM) prestaram juramento à bandeira do Brasil, em cerimônia presidida pelo Exmo. Sr. Contra-Almirante Vanley Monteiro Soares, comandante do centro de instrução.
A Cerimônia
Partindo da Alameda Alegrete, berço de formação dos oficiais mercante brasileiros, os primeiranistas, tendo à sua vanguarda a guarda-bandeira do CIAGA, chegaram as proximidades do local da cerimônia com garbo e marcialidade, para aquele que seria um dia singular em suas vidas.
“Pelos mares e oceanos
O Brasil está em seus corações”
Dentro do ginásio familiares e convidados aguardavam ansiosamente pela chegada da Turma 17, e com muita emoção e entusiasmo eles adentraram ao recinto da cerimônia sob intensos aplausos. Prosseguindo o evento, o hino nacional foi entoado a plenos pulmões por todos os presentes.
“Ser teu aluno
É nobre e relevante
É ter alma
É vibrar de emoção”
O Juramento
O momento mais aguardado da cerimônia estava por vir, o Juramento à Bandeira do Brasil, momento em que os alunos do primeiro ano incorporam-se à Marinha do Brasil, prometendo lealdade e fidelidade ao pavilhão nacional. Por conseguinte, o estandarte do Brasil, envergado pelo Comandante-Aluno Thiago Ninck, foi içado, para que os membros da turma pudessem prestar continência individual, como forma de respeito e afirmação do compromisso firmado com à pátria.
Incorporando-me à Marinha do Brasil
Prometo cumprir rigorosamente
As ordens das autoridades a que estiver subordinado
Respeitar os superiores hierárquicos
Tratar com afeição os irmãos de armas
E com bondade os subordinados
E dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria
Cuja Honra, Integridade, e Instituições
Defenderei com o sacrifício da própria vida
Em seguida o CA Vanley, proferiu algumas palavras a Turma 17 e demais espectadores, na qual ressaltou a importância do compromisso firmado pelos alunos, incitou-os a se aplicarem aos estudos e explanou sobre a missão da Marinha em formar cidadãos éticos e de elevado grau de conhecimento para a sociedade.
Além disso, destacou alguns versos do brado da turma, os quais relembram as responsabilidades dos mercantes brasileiros em servir ao país, na praça de máquinas ou passadiço, e também ratificou a necessidade de se utilizar as boas virtudes como referência – o que leva o ser humano para o caminho bem.
Por fim, encerrando a cerimônia, o Aluno Vasconcelos, mais antigo do primeiro ano, comandou o fora de forma, com o brado da turma, o qual emocionou à todos.
Zarpar!
Dezessete, história na EFOMM
Com foco na conquista, mercante é vocação
Nosso escopo é enfrentar cada rio, lago ou mar
Mercante é o nosso sonho, ninguém vai nos tirar
Na praça ou passadiço
A serviço da Nação
Estamos sempre unidos, pra cumprir qualquer missão
Avante!
Óleo ou rotas
Pulsam no coração
De verde e amarelo
Vibramos de emoção
O grito ensurdece
Ficamos sem ar
O chão estremece, faz ondas no mar
Não é terremoto
Não é furacão
É a 17, alto padrão
EFOMM!
Singrar os sete mares
Escoltando o pavilhão
Mostrando ao Mundo inteiro nossa nobre formação
EFOMM! Marinha! Brasil!
Desfile em continência as autoridades presentes
Terminada a solenidade, pode-se assistir a um belíssimo desfile dos alunos, mesmo sob mau tempo, ato que simbolizou a incorporação da Turma 17 ao Corpo de Alunos da EFOMM. Momento em que os convidados puderam assistir pela primeira vez aos primeiranista desfilando.
Confira as fotos do evento clicando na foto abaixo:
Texto: Al. Fabrício
Fotografia: Al. Helena Ferreira e Al. Thayná Barbosa
Filmagem: Al. Jéssica Lisboa, Al. Helena Ferreira, Al. Fabrício e Al. Ricardo Jesus.
Coordenação: Al. Leal
Editor: Al. Fabrício e Al. Ricardo Jesus