A XLIV Regata à Vela CIAGA, ocorreu no dia 8 de outubro, nas instalações do Clube Naval Charitas (CNC), em Niterói. O evento foi organizado pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), com a ajuda do Grêmio de Vela e Remo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (GVREFOMM), a competilçao contou com a presença dos Alunos da EFOMM, convidados especiais e velejadores.
PREPARAÇÃO
Na manhã de sábado, os alunos foram levados de lancha e ônibus para o CNC, pois a preparação do evento contou com a ajuda dos integrantes do GVREFOMM e Alunos voluntários dos três anos escolares. Os Alunos voluntários arrumaram o local para o evento, atentos à comodidade dos convidados e dando suporte aos competidores. Enquanto os velejadores, ansiosos e entusiasmados, planejaram suas estratégias e prepararam suas embarcações para correr o circuito.
CERIMONIAL À BANDEIRA
O Cerimonial à Bandeira – culto tradicional dos militares ao Pavilhão Nacional – foi feito pelo Al. Vazquez, Al. Leonardo Matos e o Al. Penna, os quais içaram a bandeira do Brasil e a bandeira do Clube Naval Charitas. Após o hasteamento, o Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço, proferiu palavras agradecendo a presença dos convidados, desejando sorte aos velejadores e saudando o Diretor de Portos e Costas (DPC) VAlte Wilson Pereira de Lima Filho, o CAlte Newton de Almeida Costa Neto e todos os demais Oficiais presentes no local.
Após relembrar a história da Regata CIAGA, que se iniciou em 1972, o Comandante parabenizo os envolvidos na organização do evento, orgulhoso por aperfeiçoarem e adquirirem sensos de equipe, responsabilidade e organização, agradecendo aos patrocinadores por fazerem possível, mais uma vez, a realização da Regata.
O Diretor de Portos e Costas pronunciou algumas palavras, agradecendo o convite e salientando a importância do esporte em equipe para a formação profissional dos alunos, o qual desenvolve características fundamentais como a união, a empatia e a responsabilidade. Frisou, também, a oportunidade que a Regata confere em aproximar as Escolas da Marinha do Brasil.
O EVENTO
No final da Cerimônia, os velejadores foram em direção às suas respectivas embarcações para que fossem feitos os últimos ajustes para o início da Regata. Assim que começaram a ocorrer as largadas dos grupos com suas respectivas classes, os convidados pouco a pouco foram se encaminhando para o deck, a fim de aproveitar o buffet servido enquanto se entretiveram com as apresentações do Grêmio de Música da EFOMM, o qual teve uma importante participação, animando e interagindo com aqueles que estavam assistindo.
“A organização estava impecável, o ambiente estava agradável e as atrações foram muito bem recebidas pelo público”
contou a Al. Carolina Gomes, que fez parte da Comissão de Regata.
“O percurso foi muito bem apontado, o vento estava muito bom, sem calmaria. Tudo favoreceu para que a Regata ocorresse da melhor forma”
disse a Al. Natália que correu a Regata pelo Tantun.
COBERTURA JORNAL PELICANO
O Jornal Pelicano marcou presença na Regata, fazendo a cobertura em tempo real para os convidados, que se encontravam no deck – onde foi servido o buffet e foi realizado as apresentações das bandas. A preparação da equipe começou na semana anterior, a qual visitou o local do evento para montar a tática de cobertura. Com o intuito de fazer a cobertura ao vivo para interagir os convidados com a corrida, foi montada a Central Pelicano, a qual os repórteres, editores e escritores recebiam fotos e vídeos. A equipe foi dividida, os membros que não estavam na Central, filmavam e fotografavam a corrida da lancha, enquanto alguns acompanhavam o evento em terra e outros, faziam a cobertura aérea pelo DRONE. Todo o material recolhido era rapidamente entregue à Central, que editava e transmitia para os convidados pela televisão e via facebook, para àqueles que não estavam no local.
PREMIAÇÃO
Segue abaixo as listas dos vencedores de cada categoria: