DIÁRIO DE BORDO: DIA 8
MANHÃ
A segunda semana de adaptação se iniciou com uma grande surpresa para os adaptandos. Foi dada a notícia de que todas as turmas embarcariam em navios da Marinha do Brasil. Começando pela turma Alfa, no dia 17 (segunda-feira) e terminando com a turma Echo, no dia 21 (sexta-feira).
A turma Alfa, então, dividiu-se em dois grupos. Um embarcou no Aviso de Pesquisa “Aspirante Moura” e o outro no Navio-Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”.
Lá os candidatos tiveram seu primeiro contato com a vida de bordo. Puderam sentir o verdadeiro cheiro do mar e se encantar com a esteira do navio sumindo no horizonte.
TARDE
Enquanto isso, no CIAGA, as outras turmas receberam mais instruções sobre ordem-unida e Marinha Mercante no geral. Um ponto a ser destacado foi o início das instruções com a corneta, instrumento usado para comandar a formatura em cerimônias.
NOITE
A rotina noturna não foi nada além do habitual, treinaram mais hinos e canções militares antes de serem liberados para os camarotes. Às 21:45 todos já estavam nas suas respectivas acomodações.