DIÁRIO DE BORDO: DIA 3
MANHÃ
No início do dia, os adaptandos que ainda não haviam realizado a bateria de exames de saúde foram levados ao Hospital Central da Marinha. Continuaram também os testes de mobilidade com o restante dos candidatos.
TARDE
A parte da tarde foi composta por diversas instruções sobre alguns aspectos da vida de aluno. Uma delas foi a instrução teórica sobre o serviço que compete ao 1° ano. Ministrada pelo aluno do 2° ano de Náutica Thiago Moreira, essa instrução foi apresentada às turmas Charlie, Delta e Echo. Já as turmas Alfa e Bravo recebê-la-ão no dia seguinte: quinta feira, 13 de janeiro de 2022.
Além disso, novamente no auditório Newton Braga, os adaptanos assistiram a algumas palestras. Dessa vez foi o setor pedagógico do CIAGA que ministrou a palestra. Na apresentação foi feita uma gincana com todos os candidatos. Bexigas de borracha e pequenos pedaços de papel foram distribuídos entre todos. Em seguida os adaptandos escreveram anonimamente nesses papéis seus sonhos e suas expectativas no que se refere à EFOMM. Já com os papéis dentro das bexigas, os candidatos trocaram-nas entre si; estouraram-nas e leram os papéis. Foi um momento confortável de descontração e alívio.
NOITE
À noite os adaptandos cumpriram uma etapa burocrática do período de adaptação. Preencheram duas fichas com dados pessoais para controle do CIAGA. De certa forma, uma pausa a rotina intensa de adaptação.
Às 20:30 todos se encaminharam ao rancho da EFOMM para a última refeição do dia. Às 21:15 foram liberados para seus respectivos camarotes para poderem descansar e enfrentar o dia seguinte.