“Fazei-nos ver, Senhor, o rumo certo em nossa vida.
Conduzi nossa mão presa ao leme, para que cheguemos ao porto de infinita paz e infinita alegria, que preparastes para o fim de nossa longa jornada, amém.”

A passagem acima retrata um trecho da Oração dos Navegantes, a qual está diretamente ligada aos alunos da EFOMM que são, sobretudo, marítimos.

Mais uma ilustre missa dos pais foi presidida pelo capelão do CIAGA, Padre Renato, no dia 14 de agosto de 2019 na Capela Nossa Senhora dos Navegantes. Tal evento ocorre anualmente com o intuito de reunir os familiares dos alunos da EFOMM para um momento de celebração e comunhão, o qual através de cânticos, passagens bíblicas e orações, se fez presente o tema: família.

O evangelho do dia, Mateus 18, 15-20, retratou um tema muito comum no dia a dia de pais e filhos, os famosos “puxões de orelha”. Foi enfatizada também a importância de saber como agir perante as situações de repreensão, tanto por parte dos pais, quanto por parte dos filhos.

Alunos e seus familiares na Capela Nossa Senhora dos Navegantes. (Foto: Al. Lorenna Perdigão)

Ao longo da missa foram exaltados os feitos de São Maximiliano Kolbe, Padre polonês que deu sua vida pelo amor que supera até mesmo a morte. São Maximiliano, inundado com o amor de Cristo, ao ver o desespero de um pai que nunca mais veria sua esposa e filho, se ofereceu, no Campo de Concentração de Auschwitz, para morrer no lugar não somente desse homem, mas do pai o qual suplicava por sua vida.

O sacrifício de São Maximiliano Kolbe, retratado ao longo da missa, exalta a importância da família em nossas vidas, pois é no lar que são dados os primeiros passos, choramos pela primeira vez e aprendemos a ser homens e mulheres. A missa foi encerrada com a seguinte palavra:

“Restaurados na mesa do vosso filho, humildemente vos pedimos, ó Deus, que sejamos inflamados no mesmo amor que São Maximiliano Kolbe recebeu deste convívio. Por Cristo, nosso Senhor”.

Após o encerramento os familiares e amigos se reuniram para um momento de comunhão com muitos petiscos, guloseimas e refrigerante, no qual todos puderam conversar, rir e se divertir.

Acesse as fotos em nossa página no Facebook:

https://web.facebook.com/pg/JornalPelicano/photos/?tab=album&album_id=2178144672293871