Durante o Segundo Reinado, governado por D. Pedro II, o maior evento na política externa brasileira foi a Guerra do Paraguai (1864-1870). Brasil, Argentina e Uruguai se uniram na chamada Tríplice Aliança para impedir o avanço do Paraguai, que na época se mostrou uma potência industrial na América, sob a bacia do Rio da Prata, cujos rios permitiam o escoamento de carga para o Atlântico. Das batalhas que moldaram o conflito, a maior e mais decisiva foi a Batalha Naval do Riachuelo (11 de junho de 1865), comemorada todos os anos na Marinha do Brasil como forma de valorizar o esforço e mérito de grandes homens, como o Chefe de Divisão Francisco Manoel Barroso, que comandou a Força Naval Brasileira durante a guerra.

Corpo de Alunos em formatura no Pátio da Bandeira do CIAGA (Foto: Al. Bartoly e Al. Nascimento)

No dia 10 de junho, a cerimônia foi realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e teve início com uma mensagem do Sr. Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, Comandante da Marinha, que contextualizou aos presentes a Batalha Naval do Riachuelo, seguindo com palavras do Sr. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que ressaltou a importância da homenagem e reforçou, também, o compromisso da Marinha com a preservação ambiental, a exploração de petróleo e gás e as ações sociais para com as populações ribeirinhas.

Momento de entrega da platina aos militares (Foto: Al. Bartoly e Al. Nascimento)

Da mesma forma que a tradição, torna-se latente a admiração por aqueles que lutaram por algo maior. Por isso, parte da cerimônia foi destinada à Ordem do Mérito Naval, na qual foram entregues medalhas militares a oficiais e praças que se destacaram no exercício de sua função, além de platinas e divisas aos militares promovidos. Também foram condecorados personalidades e instituições civis que tiveram participação ímpar no seu meio de atuação social.

Por fim, o Sr. Contra-Almirante Amintas da Silva Viamonte, Comandante do CIAGA, encerrou o evento com palavras de agradecimento a todos aqueles que presenciaram esta cerimônia alusiva à Data Magna da Marinha (11 de junho).

 

Confira as fotos em nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/pg/JornalPelicano/photos/?tab=album&album_id=2059260987515574