O grêmio, criado em 2017 com a iniciativa de obter energia sustentável, foi apresentado pelo antigo comandante do CIAGA, o Exmo. Sr. Contra-Almirante Vanley. Seu objetivo geral é tornar o CIAGA uma organização militar de eficácia na Marinha do Brasil, no que diz respeito ao desenvolvimento de energias renováveis, ou seja, tornar a EFOMM mais avançada e atualizada ao obter energia.
O grêmio também procura conscientizar os alunos sobre o consumo responsável de energia desenvolvendo e implementando visões tecnológicas, e dessa forma, almejando
a redução de gastos desnecessários e a colaboração com a natureza.
Uma das maiores dificuldades do GEE é obter patrocínio e, para que os projetos virem realidade e sejam postos em prática, é imprescindível o incentivo financeiro de pessoas – ou até mesmo empresas – que estejam interessadas nas inovações.
O grêmio é estruturado pela presidência, a qual é composta pela aluna do terceiro ano de náutica Isabella Martins – que rege as diretorias e os projetos principais. Existem três diretorias: a administrativa, a financeira e a de marketing. Além de três projetos principais. São eles: o barco solar, a iluminação solar e o EcoCar.
Barco Solar
Como pioneiro, o barco solar é um projeto composto pela obtenção de energia através de quatro placas solares, esta energia é transformada em mecânica e, assim, possibilita a locomoção do barco. Sua velocidade máxima, com a tecnologia conquistada até agora, é de 12 nós – equivalente a 22,2 quilômetros por hora.
A construção do barco teve auxílio dos alunos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – a qual já possuía projetos similares – e, mesmo tendo sido montado do zero, conseguiu conquistar o segundo lugar na competição DSB (Desafio Solar Brasil). Tal acontecimento só foi possível com o patrocínio da CONAPRA – Praticagem do Brasil, cujo incentivo esteve presente desde o início. Vale lembrar que o primeiro lugar tem a oportunidade de representar o Brasil em uma competição semelhante na Holanda.
O objetivo agora é aperfeiçoar o barco para que possa se tornar mais veloz e eficiente a fim de melhorar seu desempenho nas competições e, assim, se possível, conquistar o primeiro lugar.
Iluminação Solar
A abordagem deste ano são projetos mais pontuais que possuam impacto direto na vida dos alunos. Colocar pontos de luz em lugares estratégicos do CIAGA, nos quais a falta de iluminação dificulta o acesso, é um ótimo exemplo da necessidade diária desse projeto. A implementação de estações de recarga de bateria de celulares também é uma das vertentes da ideia. Ambos serão obtidos através de painéis fotovoltaicos, ou seja, energia limpa.
”A gente fica um período limitado na Escola. Outras turmas vem e vão embora, então temos que deixar algumas coisas para as pessoas que vêm depois da gente.”
Aluno do segundo ano de náutica Valiat
EcoCar
Este projeto consiste em construir um kart cujo funcionamento será através de energia solar. Sendo o projeto mais novo do Grêmio, é o mais aberto a novas ideias. Com a criação desse novo conceito, vem o objetivo de futuras competições semelhantes ao DSB.