O Jornal Pelicano iniciou uma temporada dos grêmios da escola, e desta vez, vamos falar um pouco do Grêmio Católico.
O grêmio, mais conhecido como “GCAT”, é responsável pelas missas que acontecem na capela do CIAGA (Capela Nossa Senhora dos Navegantes) toda semana, a qual é assistida tanto pelos alunos da EFOMM tanto pela tripulação do Centro de Instrução, todos são bem-vindos e acolhidos para fazerem parte dos momentos de oração.
Contam com a presença do capelão, Padre Renato Machado, o qual celebra as missas trazendo sempre temas recorrentes a nossa rotina e temas atuais, buscando nos aproximar dos acontecimentos internos, da EFOMM, e externos, do mundo. O Grêmio Católico tem um papel importante na vida do aluno que quer se sentir perto de sua religião ou que esteja passando por um período de dificuldade e precise de um lugar que lhe traga paz; formando assim, uma grande família unida, pois como diz os cristãos: “Irmãos que oram juntos, permanecem juntos”.
O grêmio sempre busca realizar eventos que aproximem os alunos de sua família em datas comemorativas, como a Missa dos Feras, a qual é a primeira missa como alunos após a adaptação, a Missa das Mães, celebrada próximo ao dia das mães e a Missa dos Pais, também celebrada perto do dia dos pais. Tais eventos permitem a união do aluno com os familiares e amigos nessas datas em que todos querem estar perto de quem ama e que, devido a rotina, não seria possível esse encontro.
Assim como a aproximação com os entes queridos, o GCAT busca, também, a união com outras instituições militares; como por exemplo, o Katholikós, o qual acontece todos os anos em uma dada escola ou academia militar para fazer pregações, dinâmicas, adorações, vigílias, dentre outras formas com que una os próprios alunos a Deus, também buscando sempre essa interação entre as escolas.
A série ‘(Mais) Sobre os grêmios’ é uma cobertura do Jornal Pelicano que, semanalmente, escolhe um grêmio da EFOMM para acompanhar de perto a rotina e informar aos leitores sobre a atuação e história que os grêmios carregam dentro da escola.