O último dia.
O último dia a serem chamados de adaptandos. O último dia a terem que reunir como turmas de adaptação. O último dia de serem privados de usar o celular a bordo. O último dia com o uniforme ‘cascatinha’. O último dia de muitas coisas.
Mas o primeiro a serem chamados de alunos.
A turma que se iniciou em 7 de janeiro, com candidatos civis sem grandes conhecimentos do que é a verdadeira Marinha Mercante, agora recebe a sua platina com um pouco mais de noção do peso de suas escolhas. Eles receberam a platina de primeiro ano, aquela que indica o pouso da primeira gaivota.
Como segue a tradição, houve o acionamento as quatro horas da madrugada, momento em que todos ainda dormiam à espera de um novo dia. Desceram às pressas e comeram um rápido desjejum para, enfim, iniciarem uma volta ao CIAGA. Ainda por turmas de adaptação, foram revezadas em cada ponto importante do nosso oásis, no qual um adaptador os esperava para contar uma breve história e um pouco sobre o local.
Ao final de todas as estações, os – agora – alunos foram encaminhados ao campo de esportes e se sentaram de cabeça baixa, ao som das palavras motivadoras do Capitão-Tenente Fuzileiro Naval Padrenosso. Quando enfim, abriram os olhos, aos poucos viram e sentiram as platinas sobre suas mãos, entregues pelos adaptadores.
O nascer do sol agraciou a entrega da primeira gaivota à turma Dezenove. Após muita dificuldade, muitas experiências novas e muito amadurecimento, a adaptação chega ao fim e, agora, podemos chamá-los de alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.
E foi com uma belíssima cerimônia que essa jornada se concretizou, todos vestindo o branco (uniforme 5.5) para finalizá-la entoando, com grande orgulho e vibração, o forte brado da Turma Dezenove:
DEZENOVE
Ordem, coragem, cooperação
Palavras que definem a Dezenove na EFOMM
Forjados pelo fogo sagrado desse mar
Encarando desafios sem temer ou fraquejar
Leais à nossa voga e ao amor por navegar
Com espírito de corpo, estamos prontos pra zarpar
AVANTE
Em todos os lugares
Sem medo da morte
Com zelo e lealdade
A honra é o nosso norte
Levando as riquesas
Com audácia e vibração
Estrela ou propulsor
Cumpriremos a missão
NAVEGAR
Marinha, Mercante, Brasil!
A equipe do Jornal Pelicado agradece a todos a imensa paciência e todo o carinho que recebemos dos pais, familiares e amigos. Sem o incentivo de vocês nada seria igual. Continuem nos acompanhando sempre!
Confiram todas as fotos na nossa página no Facebook:
https://web.facebook.com/pg/JornalPelicano/photos/?tab=album&album_id=1859822807459394