07 de janeiro de 2019, o dia em que as vidas de cento e oitenta adaptandos viraram de ponta-cabeça ao deixarem a vida de civil para tornarem-se alunos da EFOMM. As sete horas e trinta minutos foi o momento exato em que os portões se abriram para que, ao atravessarem, mais uma etapa seja realizada.

MANHÃ

Adaptando na conferência dos documentos. (Foto Al. Beatriz Matos e Al. Lília Saboya)

A primeira tarefa do dia foi a vistoria de documentação, a fim de que a matrículas dos futuros alunos esteja garantida. E, ao seu término, os adaptandos foram reunidos no pátio da bandeira para deslocarem-se em marcha, ao som da canção Cisne Branco, até o auditório – onde seriam apresentados ao Comandante do CIAGA, o Excelentíssimo Senhor Contra-Almirante Amintas da Silva Viamonte.

O mesmo deu as boas-vindas a todos os candidatos e, após algumas palavras de motivação, foi a vez do Ilmo. Sr. Capitão-de-Fragata Anderson Marques Mourão, Comandante do Corpo de Alunos (ComCA) , proferir algumas palavras de incentivo e parabenização aos adaptandos.

Após a palestra com o Sr. Comandante e o Sr. ComCA, os adaptandos foram separados por turmas para um rápido corte de cabelo e imprescindível avaliação médica inicial. Para poderem passar noites tranquilas a bordo do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), foram distribuídos conjuntos de roupa de cama para os adaptandos.

Ao meio dia, todos foram reunidos na Alameda Alegrete e, assim, seguiram para o rancho. Os adaptandos desfrutaram da primeira refeição ao lado de seus campanhas e futuros colegas de sala de aula.

TARDE

Adaptadores, monitores e adaptandos no auditório do CIAGA. (Foto Al. Beatriz Matos e Al. Lília Saboya)

Na parte da tarde, palestras da área da saúde foram ministradas, trazendo informações importantes sobre como é o funcionamento da enfermaria e sobre o treinamento físico militar (TFM), o qual fará parte da rotina de aluno. Em sequência, os adaptadores fizeram vistorias nas malas dos futuros feras, de forma rápida e prática para que eles pudessem levá-las aos seus respectivos camarotes.

NOITE

Adaptandos em formatura na Alameda Alegrete. (Foto Al. Beatriz Matos e Al. Lília Saboya)

Às 18:00h, os adaptandos repetiram o processo de reunirem-se na Alameda Alegrete para subirem ao rancho para janta. Após aproveitarem a refeição, todos tiveram instrução de como deve ser o modelo de limpeza e arrumação dos camarotes, nos quais residirão até o fim desta quarta e última etapa.

E, para finalizar a rotina, os futuros alunos fizeram a última refeição do dia, sendo liberados em seguida para subirem aos camarotes e descansar, preparando-se para o segundo dia de adaptação.

Fotos: Al. Beatriz Matos e Al. Lília Saboya

Confiram todas as fotos em nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/pg/JornalPelicano/photos/?tab=album&album_id=1834028240038851