O Desafio Solar Brasil (DSB) 2017 foi uma competição de barcos movidos a energia solar realizada em Angra dos Reis (RJ) no Colégio Naval (CN) do dia 18 até o dia 22 de dezembro entre universidades brasileiras, divididas nas categorias: Monocasco e Catamarã.

Alunos na confecção do barco, nas dependências da UFRJ (Foto: Jornal Pelicano)

Para a primeira participação da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) no DSB na categoria Catamarã, foi formada a equipe Mercante Solar Power (MSP) com participação de alunos dos cursos Básico, Náutica e Máquinas.

Alunos Assis e Figueredo mostrando os dois troféus da competição (Foto: Jornal Pelicano)

Os membros da equipe MSP com a orientação do Professor Leonardo Durães , e com o apoio do Polo Náutico da UFRJ, trabalharam 15 horas por dia, em aproximadamente 75 dias para construção da embarcação Vinícius Costa. Depois de tanto trabalho e dedicação obtiveram resultados bem expressivos para uma equipe estreante. Troféu “Ordem Unida”, primeira embarcação a ser aprovada nos critérios Náuticos e Elétricos. Além do 1º Lugar na categoria catamarã na modalidade SPRINT e 2º lugar geral na categoria Catamarã, melhor participação de uma equipe estreante no Desafio Solar Brasil.

Equipe inteira reunida na entrega dos prêmios (Foto: Jornal Pelicano)

A embarcação possui 6 metros de LOA, 2.4 metros de Boca e 0.4 metros de Pontal. E ao invés de receber combustível de origem fóssil como fonte primária de energia para seu sistema propulsor, recebe energia solar, que se destaca dentre os tipos existentes de energia renovável por ser abundante e contínua, a qual é convertida em eletricidade através de células fotovoltaicas. O nome da embarcação é uma homenagem ao Vinícius Costa, ex-aluno da EFOMM e ex-integrante da equipe MSP.

Equipe:

Equipe da EFOMM reunida (Foto: Jornal Pelicano)

Em 2018, a equipe da EFOMM irá buscar o primeiro lugar, pois com maior experiência a equipe vai superar os erros. Fiquem ligados nas redes sociais do Jornal Pelicano e do Grêmio de Eficiência Energética, que iremos divulgar sobre os próximos eventos e trabalhos desenvolvidos.

Texto e Colaboração: Al. Assis e Al. Ricardo Jesus

COMPARTILHAR
Praticante de Oficial de Máquinas. Adaptador-Aluno de Máquinas da EFOMM, Presidente do Jornal Pelicano no ano de 2018.