A IMO foi criada no dia 17 de março de 1948 e surgiu como uma resposta para a necessidade da segurança da navegação marítima e salvaguarda da vida humano no mar, além disso é a agência especializada das Nações Unidas responsável pela segurança e proteção dos navios e pela prevenção da poluição marinha pelos navios. Hoje, congregando 173 estados membros, 65 outras organizações intergovernamentais com as quais mantém acordos de cooperação em assuntos de interesse comum e 77 organizações não-governamentais com status consultivo, a IMO é a maior fonte de regulamentação do transporte marítimo internacional, abrangendo, dentre outros aspectos: projeto, construção, aparelhamento, tripulação, operação e reciclagem de navios; requisitos mínimos para capacitação de tripulantes; considerações sobre o embarque de cargas e de produtos perigosos, a fim de garantir que esse setor vital, responsável por mais de 80% do comércio global em volume e mais de 70% em valor, se mantenha seguro, protegido, ambientalmente adequado e eficiente do ponto de vista energético.

Alunos da EFOMM cantando o Hino Nacional. (Foto: Al. Gurgel / Jornal Pelicano)

O Brasil é membro da IMO desde 1963 e, desde 1967, integra o Conselho da Organização, para o qual tem sido sucessivamente reeleito na categoria “B”, que reúne dez dos estados membros com maior interesse no comércio marítimo internacional.

Cerimônia
Discurso do Excelentíssimo Diretor-Geral de Navegação. (Foto: Al. Gurgel / Jornal Pelicano)

Após o canto do Hino Nacional, foi lida a ordem do dia do Excelentíssimo Senhor Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Kuster, Diretor-Geral de Navegação, o qual destacou a alta relevância da IMO como uma das mais produtivas e bem sucedidas agências especializadas da ONU e, inegavelmente, a maior fonte de regulamentação do transporte marítimo internacional.​ Logo após, ao som da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil os alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) desfilaram em continência ao Diretor-Geral de Navegação.

O evento contou com a presença do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra MAURO CESAR RODRIGUES PEREIRA, do ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra JULIO SOARES DE MOURA NETO, do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra PAULO CEZAR DE QUADROS KÜSTER, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO e do Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Capitão de Longo Curso ÁLVARO JOSÉ ALMEIDA JÚNIOR, além de membros do Almirantado e da Comunidade Marítima.

Clique na foto abaixo para ver as fotos da cerimônia:
70º Aniversário da IMO

COMPARTILHAR
Aluno do 3º ano de náutica da EFOMM, Vice Presidente do Grêmio Evangélico, Diretor e monitor do Grêmio de Náutica e Repórter do Jornal Pelicano. Sou grato e alegre por fazer parte desta Equipe. Welcome on Board !