Exatamente no dia 12 de Janeiro de 2015, a Turma XV iniciava sua caminhada ao sucesso da carreira mercante. Sua trajetória no decorrer dos quase 3 anos de Escola trouxe uma gama de conquistas e superações. E para agregar mais uma marca na turma, a tão esperada contagem de 100 dias para a formatura finalmente se iniciou. Como tradição anual, ocorreu no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), em 2 de agosto de 2017, o célebre almoço dos 100 dias. No qual reuniram-se terceiranistas com seus familiares e amigos. Convidados especiais como o CA Vanley Monteiro Soares (Comandante do CIAGA), o CF Rodrigo (Comandante do Corpo de Alunos) e o CC(FN) Rodrigo Souza também agraciaram a festa com suas presenças.
O evento se iniciou às 10:30h, com os convidados sendo recepcionados pelos próprios alunos já dentro do CIAGA. Foram abertas para visitação as instalações da instituição, às quais os visitantes puderam conhecer até o horário do almoço. Durante a visita eles puderam visitar os Grêmios de Náutica, de Máquinas e de Vela e Remo (GV), a lojinha da SAMM, o Simulador de Manobras, além da área paisagística da OM. Ademais alunos dos segundo e primeiro anos auxiliaram na visita com explicações sobre cada espaço para um melhor aproveitamento do passeio.
Ao meio-dia, foi dado início ao almoço, pelo CT (T) Reis, que ocorreu no ginásio do CIAGA. Com o espaço inteiramente tomado pelos convidados, houve confraternização entre todos com muita animação. Além disso banda da OM também marcou presença tocando musicas de diversos estilos.
Dando continuidade à comemoração, houve espaço para os discursos. Pronunciou-se primeiramente o Comandante-Aluno Thiago Ninck. O aluno falou das dificuldades, aprendizados e progressos conquistados e que hão de vir na futura profissão. Com palavras de motivação, o Almirante Vanley parabenizou a Turma e agraciou-os com a almejada licença diária. Também assumiu o microfone a mãe do terceiranista Phillipe Ruy, escolhida pelo conselho dos alunos e representando todos os familiares. Parabenizou os filhos, lembrou dos esforços, sacrifícios, e o papel dos pais e familiares na vida de cada um para que alcançassem seus objetivos. “Como é dificil soltar as amarras e as âncoras dos nossos filhos. Mas vão, vão Mercantes, vão navios, vão…”, discursou a mãe emocionada.
“Como é dificil soltar as amarras e as âncoras dos nossos filhos. Mas vão, vão Mercantes, vão navios, vão…”
O Capitão de Corveta (FN) Rodrigo Souza, paraninfo da turma, também fez sua homenagem. O Fuzileiro Naval, que permaneceu na EFOMM entre 2014 e 2016, vivenciou o início da XV, desde sua adaptação. Citou seu testemunho na transformação dos alunos “de adolescentes a membros da Escola, homens e mulheres de caráter exemplar e valores corretos”. Finalizou as palavras com o famoso lema do Fuzileiro Naval “ADSUMUS!”, que tem em sentido próprio o significado de estar presente – Aqui estamos! – consagrando sua presença e prontificação na Instituição, com todo o legado de feitos, conhecimentos e experiências deixados, e laços de amizades construídos.
“De adolescentes a membros da Escola, homens e mulheres de caráter exemplar e valores corretos”
Feita a fotografia de toda a turma na arquibancada do ginásio, deu-se por encerrada a emocionante comemoração. A partir de agora, o gás final há de ser dado. O final do ano separa mais uma grande etapa, a Formatura! E tão logo exercerão a tão sonhada profissão, pela qual lutaram tanto, no período de Estágio Embarcado, a praticagem.
Bons ventos e mares tranquilos à turma XV!
Confira as fotos do evento abaixo: