Na chuvosa quinta feira, no dia 13 de abril, ocorreu a cerimônia de passagem de comando do CIAGA. O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, a partir dessa data passa a ser comandado pelo Exmo. Sr. CAlte Vanley Monteiro Soares que sucedeu ao Exmo. Sr. CAlte Gilberto Cezar Lourenço.

Orgulhoso, CAlte Lourenço exibe um quadro com momentos marcantes de sua passagem pela EFOMM. (Foto: Al. Anna Viriato / Jornal Pelicano)

Na quarta feira a noite o clima já era de mudança. Um coquetel que contava com a presença de membros da comunidade marítima, alguns oficiais do CIAGA e alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) iniciou a transição.

O comandante que passava o cargo apresentou ao recém-chegado alguns dos talentos de seus comandados, agradeceu pela estadia e ainda teve tempo de contar ao CAlte Vanley a responsabilidade que estava recebendo. Ao fim do discurso, recebeu algumas homenagens de oficiais e alunos.

O evento do dia seguinte, presidido pelo Exmo. Sr. Diretor Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, foi aberto com o canto do Hino Nacional, demonstrando o amor e respeito à Pátria.

CAlte Vanley assumindo o comando do CIAGA. (Foto: Al. Thaís Rosales / Jornal Pelicano)

“Assumir o CIAGA é uma preocupação que se inicia no momento que as necessidades da comunidade marítima são acionadas.” – CAlte Vanley

O CIAGA, não só como instituição mas como corpo, se depara com uma mistura de sentimentos, o pesar por se despedir de um líder e amigo e, a ansiedade de conhecer seu novo responsável.

O CAlte Lourenço, que nitidamente dedicou a maior parte do seu tempo em promover melhorias no Centro, tanto na parte administrativa quanto na parte estrutural em si, mostrou durante sua gestão de dois anos o amor pela natureza e o zelo pelo “MERCANTÃO” (como costumava chamar o CIAGA, assim como “pulmão da marinha mercante brasileira”).

“‘Reconhecer que alguém lhe prestou um benefício’, essa simples frase representa em nosso dicionário a palavra gratidão e não poderia escolher outra frase […] Agradecendo àqueles que proporcionaram que minha passagem aqui, fosse tão prazerosa.”  – CAlte Lourenço

Últimas palavras do CAlte Lourenço no comando do CIAGA. (Foto: Al. Gabriela Mendes / Jornal Pelicano)

Emocionado, o CAlte Lourenço se despediu com palavras de agradecimento, momento em que a emoção tomou conta do lugar e podia ser vista no rosto de cada tripulante, e citou a marcante canção “Adeus, Escola querida.”

“Aos meus alunos e minhas alunas da EFOMM, aonde estiver, estarei sempre torcendo por vocês.” – CAlte Lourenço

Após a leitura da ordem em função da passagem do comando, houve a troca dos pavilhões e o pavilhão do Exmo. Sr. CAlte Lourenço foi entregue a ele. E como finalização, os alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) desfilaram em continência ao novo Comandante.

Nota de Agradecimento
O Jornal Pelicano, em nome do corpo de alunos e toda a tripulação do CIAGA felicita o Exmo. Sr. CAlte Vanley e deseja ao Exmo. Sr. CAlte Lourenço um futuro repleto de realizações em seu novo destino. E agradece por toda atenção ao Jornal e pela confiança demonstrada em nossos membros e pelas matérias publicadas.

Confira as fotos da cerimônia clicando na foto abaixo:

GM0046-20130907JP