Um ano depois da bem sucedida 38ª edição, os atletas da EFOMM voltam à Angra dos Reis para reencontrar os adversários do Colégio Naval, e reforçar novamente os laços de camaradagem entre as duas instituições. O Jornal Pelicano cobriu as últimas semanas de treinamento das equipes para a MERCNAV. Amistosos e campeonatos intensos que provaram a determinação dos atletas para alcançarem um melhor resultado na competição.
A MERCNAV é uma competição realizada entre a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e o Colégio Naval (CN). Desde 1976 este evento é uma oportunidade para os alunos de ambas as instituições mostrarem suas vocações no esporte. A XXXIX edição dos jogos será realizada no Colégio Naval, situado na cidade de Angra dos Reis-RJ nos dias 13,14 e 15 de maio de 2016.
A delegação da EFOMM vai ser composta por 131 pessoas, incluindo atletas, oficiais, treinadores e torcedores. Os atletas estão divididos em dez modalidades: Natação, Judô Atletismo, Vôlei, Basquete, Futebol, Vela, Remo, Xadrez e Orientação. As equipes já vem se preparando desde o início do ano para obter os melhores resultados através de uma rotina de treinamentos diários, intensificados nesta última semana para a competição.
Esta equipe possui 11 atletas determinados a representar da melhor forma a sua escola. A treinadora Viviane destacou a importância das ultimas semanas de treinamento e disse estar confiante em uma boa performance de todos, com destaque para os alunos Guerra, do terceiro ano, e o primeiranista Moreno. Confira como foi o desempenho da equipe na edição passada da MERCNAV.
2. Judô
Mantendo a tradição como uma das modalidades mais disputadas, a equipe de judô da EFOMM, formada por 16 atletas, realizou seus últimos ajustes com os treinos desta última semana e participação na Copa Fragoso de Judô. Nesta modalidade destacam-se os alunos do segundo ano Ribeiro Mendes (faixa marrom) e Sato (faixa roxa). Confira o resultado da equipe nos Jogos passados.
3. Atletismo
Por conta das suas sete diferentes modalidades (como na edição anterior) esta equipe apresenta o maior número de atletas da EFOMM. Com destaque para o segundanista cabo-verdiano Carlos Sousa, o velocista De Souza, do primeiro ano e o saltador em altura Márcio, do terceiro ano.
4. Voleibol
A equipe de vôlei é composta por 12 atletas. Estes se prepararam por intermédio de amistosos e treinos táticos para corrigir os erros do jogo da edição anterior, afim de garantir mais um título nesta modalidade. Destaque para o Al. Lisboa do 3º ano.
5. Basquetebol
Pela primeira vez na MERCNAV, além da equipe masculina, composta por 13 homens, haverá a participação de uma equipe feminina, com 11 integrantes. A equipe masculina é um dos pontos fortes da EFOMM para os jogos deste ano, destacando-se o ala-pivô Pedro Henrique e o pivô Klein, ambos terceiranistas.
6. Futebol
Com o novo técnico, a equipe tem treinado diariamente em busca de um bom resultado, e a revanche da partida do ano passado. O futebolista Rodolfo Anuda, do terceiro ano, é peça chave no time, composto por 20 atletas, que possui como destaque o controle de bola adquirido com os treinos táticos.
7. Vela
Equipe mais tradicional da Escola, os 12 velejadores terminaram sua preparação nesta quinta-feira, 12 de maio. Sendo uma das provas mais aguardadas das olimpíadas, os espectadores, assim como os atletas esperam por bons ventos. Destaque para os irmãos Jonas e Carolina Gomes, do primeiro e segundo ano respectivamente. Confira os resultados da equipe da vela no ano passado.
8. Remo
O barco que obteve melhor rendimento durante os treinos, “Pumba”, graças ao esforço de seus 14 remadores, foi selecionado para participar da competição, visando um resultado ainda melhor que o do ano passado. O destaque neste esporte, mais que os outros, é o entrosamento dos atletas.
9. Xadrez
A equipe que mais exige do intelecto dos atletas, está levando – enxadristas. A equipe conta com o atual campeão do individual, Thiago Ninck, entre os 5 jogadores, para conquistar o título por equipes.
10. Orientação
Esta modalidade requer resistência e concentração dos atletas para atingir os objetivos da prova. A equipe espera repetir o último ano, aplicando na competição o que tem realizado nos treinamentos no CIAGA. Destaque para o versátil atleta Márcio entre os 6 competidores que irão para Angra dos Reis.
Dito isso, independentemente dos resultados, os atletas pretendem fazer grandes jogos, empolgar a torcida e aproveitar para aumentar a interação entre as duas escolas militares. Acompanhe todos os eventos do final de semana de competições no Jornal Pelicano, via Facebook, Instagram, Youtube, Flickr e aqui no site.