Buscando melhorar seus currículos e adquirir novos conhecimentos, alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apoiados pelo Grêmio Endurance, realizaram entre os dias 29 de abril e 1° de maio o Curso de Sobrevivência a Naufrágio, oferecido pela empresa Resgate RAS. O curso abrangeu desde aula teóricas até aulas práticas e desenvolveu não só o preparo para situações de emergência como também o espírito de liderança e de companheirismo.
Agraciados com a chegada de uma frente fria justo na sexta-feira de início do curso, os alunos puderam sentir na pele um dos maiores responsáveis pelas mortes em casos de naufrágio: o frio. Mas um bom curso de sobrevivência não é feito no conforto de uma sala de aula, então na manhã de sábado eles foram direto para a água treinar procedimentos para resgate e para subsistir enquanto se aguarda o socorro.
Com todo o curso realizado em Mangaratiba – RJ, os alunos foram ainda presenteados com a presença de alguns golfinhos que puderam se avistados ao longe, mas o que mais marcou o dia, pelo menos para a Al. Larissa Alexandre, foi o fato de estar comemorando seu aniversário junto a seus colegas em uma situação tão diferente da rotina normal da escola. O parabéns foi cantado ao crepúsculo e, por falta de um bolo com velas e aproveitando o clima do dia, as velas foram substituídas por fachos manuais.
Acionamento de instrumentos pirotécnicos para sinalização, distribuição dos itens da ração de emergência, manuseio dos itens da palamenta (kit de sobrevivência) da balsa salva-vidas… todos os meios práticos de aprendizado foram empregados para o melhor entendimento de uma real situação de abandono de um navio.
O domingo, último dia do Curso de Sobrevivência a Naufrágio, foi reservado ao lazer com um mergulho autônomo acompanhado dos instrutores para relaxar.
O encerramento veio logo em seguida, acompanhado de um bolo de jujubas para que os alunos nunca mais se esquecessem do doce que vem em algumas palamentas e que sem dúvidas marcou o fim de semana fora do normal. Com palavras de despedida do dono do curso, sr. Alexandre Delgado e dos Als. Larissa Alexandre e Márcio, os alunos retornaram ao CIAGA com o objetivo cumprido: sobreviver!
Para mais informações sobre o curso, visite o site da empresa.
Veja abaixo mais algumas fotos do curso: