Durante o I Dia do ComCA 2016, os alunos tiveram a oportunidade única de visitar embarcações e centros de inteligência fora do CIAGA e, dentro da OM, aproveitar tudo que suas instalações têm a oferecer.
Os alunos da EFOMM tiveram um dia cheio de atividades físicas e enriquecedoras para o conhecimento marítimo durante o Dia do ComCA, que teve sua primeira edição de 2016 nessa quinta-feira, 31 de Março. O Dia do ComCA é reservado para os alunos experimentarem outras equipes esportivas e, além disso, há ainda visitações a navios e instituições marítimas.
O Departamento Extraclasse do CT (T) Reis agendou visitações ao Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (COMCONTRAM), ao navio Tangará e ao Navio Aeródromo São Paulo. Enquanto isso, os que ficaram no CIAGA puderam aproveitar tudo que as instalações têm a oferecer. Confira como correram as atividades externas e internas no I Dia do ComCA de 2016 e não deixe de checar a galeria de fotos do dia ao final da matéria.
Localizado no prédio Tamandaré, no centro do Rio, o COMCONTRAM (Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo) é comandado pelo CMG Marcelo Santiago Villas Bôas. A finalidade do órgão é fiscalizar o tráfego de embarcações nas águas jurisdicionais brasileiras, além de auxiliar a prestação de socorro em caso de perigo e emergências.
Durante a visita ao CCTRAM (Centro do Controle Naval do Tráfego Marítimo) foram apresentados sistemas que alimentam o SISTRAM IV (Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo) tais como o LRIT (Rastreamento e Identificação de Longo Alcance, na sigla em inglês), PREPS (Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite) e o SIMMAP (Sistema de Monitoramento Marítimo de Apoio às Atividades de Petróleo). Esta rede de informações é de grande valia para a comunidade marítima, pois monitora navios de pesquisa, navios que são potenciais vetores de doenças infectocontagiosas, como o Ebola, e acompanha invasões de plataformas, além de ajudar na futura desburocratização dos portos.
Após isso os alunos visitaram o centro do SALVA-MAR Brasil, órgão da Marinha responsável por enviar e coordenar as operações SAR (busca e salvamento) na águas de responsabilidade brasileira. Os palestrantes lembraram da importância do envio de informações completas e detalhadas para facilitar as operações, de navios estrangeiros e brasileiros.
2TANGARÁ
Novamente visitando o Oil Recover Tangará, o navio mais antigo da frota da Transpetro, os alunos da EFOMM puderam ver ao vivo o que lhes é apresentado em sala de aula. A preferência na seleção foi dada aos alunos que ainda não visitaram nenhuma embarcação pela Escola, tanto do 3º e 2º ano, quanto os primeiro anistas que não puderam embarcar durante o Período de Adaptação em janeiro desse ano. Ao todo, 74 alunos fizeram parte da visitação.
Saindo de lancha do CIAGA, os alunos atracaram ao lado do Tangará. Divididos em dois grupos, tiveram a oportunidade de conhecer a Praça de Máquinas e o Passadiço, além das acomodações, convés principal e refeitório. Assim, os que já fizeram sua escolha, tiveram a chance de se ambientar no futuro local de trabalho, e os primeiro anistas puderam ver o que a EFOMM lhes promete para depois do curso.
3NAe São Paulo
40 alunos do 3º ano de máquinas tiveram a chance de conhecer o Navio Aeródromo São Paulo, um porta-aviões da frota brasileira que estava docado no Arsenal da Marinha. Construído em 1960, o NAe São Paulo foi comprado dos franceses no ano 2000.
O antigo navio, ainda à vapor, tem entre seus projetos de modernização torná-lo movido a propulsão elétrica. Os maquinistas puderam visitar a Praça de Máquinas e o Centro de Controle de Máquinas (CCM) da embarcação, onde verificaram os compartimentos de diesel geradores e turbinas. Na pista de pouso e decolagem no convés principal, puderam contemplar o avião Skyhawk e o helicóptero Seahawk, aeronaves das Forças Armadas brasileiras.
4CIAGA
Já os alunos que não sairam da OM tiveram que reunir na Alameda Alegrete trajando o uniforme de TFM e depois se deslocar para o Campo de Esportes. Após breves palavras do homenageado, os alunos tiveram o Dia do ComCA livre para fazer o que preferissem.
A partir de algumas gincanas programadas por profissionais de Educação Física, todos puderam aproveitar o que as dependências do CIAGA tinham à oferecer. Quem quisesse velejar ou remar, era só se dirigir ao GVR; De arriscar um jogo de Tênis, a até mesmo tentar acertar algumas boladas nos oficiais do Corpo de Alunos no jogo de queimada, todas as atividades estavam liberadas até as 1600, quando os alunos formaram novamente no Campo de Esportes para encerrar o Dia.
5GALERIA DE FOTOS
Confira agora as fotos das visitações e das atividades dentro do CIAGA: