Faltam apenas três dias para o início da Adaptação EFOMM 2016, última etapa do Processo Seletivo EFOMM 2016 (PSEFOMM 2016), e nós do Jornal Pelicano lembramos alguns procedimentos que não podem deixar de ser seguidos nesta. Se você ainda não leu, aqui está nossa lista de recomendações sobre o que trazer ou deixar de trazer, mas ainda assim algumas dúvidas podem ter restado. Selecionamos alguns pontos que valem a pena ser reforçados para que o candidato passe pelo Período de Adaptação com tranquilidade.
- Cabelo cortado – O cabelo dos candidatos (homens) deve estar de acordo com o padrão de um militar da Marinha do Brasil. Ou seja, deve estar cortado do momento que entrar no CIAGA até o final do Período de Adaptação. O corte deve ser feito com máquina 1 em volta 2 em cima.
- Suplementos e Remédios – Os candidatos que trouxerem remédios e suplementos alimentares deverão vir com suas respectivas prescrição médica e, mesmo assim, cada caso será avaliado pelo Departamento de Saúde da Marinha. Essas substâncias podem vir a ser confiscadas e devolvidas ao final do Período de Adaptação para a própria segurança do candidato.
- Meia Branca – O candidato deverá vir com meia de algodão cano médio. Não pode vir com meia soquete ou de cano longo. Aconselhamos que o candidato traga um par de meias brancas para cada dia do Período de Adaptação, talvez até mais.
- Tênis – Aconselhamos fortemente que os candidatos tragam dois tênis: um para compor o uniforme “feraforme” e outro para a prática do Treinamento Físico Militar (TFM). O tênis do “feraforme”, que candidato deve estar usando ao chegar no CIAGA deverá ser predominantemente branco. Já o tênis do TFM pode ser de outra cor, mas também discreto, com o mínimo de detalhes em cores chamativas (rosa, roxo, verde, etc).
- Documentos – Sem a apresentação dos devidos documentos requisitados em Edital o candidato não poderá seguir adiante no Processo Seletivo EFOMM 2016! Os documentos são: Certidão de Nascimento do Registro Civíl (original com 2 cópias); Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (original com 1 cópia); Histórico Escolar (original com 1 cópia); Certificado de comprovação da situação militar (Certificado de Alistamento, Dispensa de Incorporação ou de Reservista; original com 2 cópias); Documento de Identidade (original com 2 cópias); Certidão de Quitação Eleitoral e Validação da Certidão (originais, dentro da validade, com 1 cópia); Termo de Autorização do Responsável Legal (para menores de 18 anos, deve ser autenticado); Cadastro de Pessoa Física (original com 2 cópias); PIS/PASEP (original com 2 cópia, se cadastrado) e Carteira de Trabalho (original com 1 cópia, caso o candidato possua); 2 fotos 3×4 (coloridas e de frente); Comprovante de Residência (original com 2 cópias).
- Pasta azul e caneta – O candidato deve ter em mãos esse material no momento que chegar no CIAGA para o preenchimento de documentação. A pasta deve estar contendo os documentos e as canetas.
- Aparelhos Eletrônicos são proibidos– A comunicação externa é estritamente proibida durante o Período de Adaptação. Celular, notebook, dentre outros aparelhos eletrônicos, e internet móvel, serão apreendidos no primeiro dia e devolvidos no último.
Os candidatos que estão entre os 230 classificados e quiserem dar continuidade ao Processo Seletivo deverão estar no CIAGA entre 0630 e 0730. Antes de terminar, voltamos a aconselhar os candidatos reservas a permanecerem atualizados quanto à classificação. Como é possível perceber de anos anteriores, ocorrem muitas desistências. Recomendamos que os candidatos que acreditam ter chances de entrar durante o Período de Adaptação estejam com o enxoval pronto e ao lado do telefone. A qualquer momento pode chegar à sua vez!
Não deixem de olhar a lista completa do que trazer para o Período de Adaptação! Relembramos aos familiares que eles poderão acompanhar o dia a dia de todos os candidatos do CIAGA aqui, no Jornal Pelicano. Os alunos da EFOMM estão ansiosos para o dia 11 de janeiro, esperamos que vocês, candidatos a aluno EFOMM, estejam também!