No segundo dia da Adaptação 2016 EFOMM, os adaptandos acordaram às 0600 e seguiram para o rancho dos alunos, onde iniciaram seu dia com um café reforçado. As turmas então se dividiram e seguiram suas rotinas previstas.
Turma Alfa
A turma Alfa participou de uma inovadora pesquisa realizada pelo Capitão-Tenente (CT) Jambo a respeito de seu estado físico. A pesquisa visando entender e prevenir lesões decorrentes de esforços físicos na Marinha é tese de mestrado do CT Jambo e será realizada também pelas turmas Bravo, Charlie e Delta no decorrer da adaptação.
Houve um intervalo para que os candidatos bebessem água e outro para que lanchassem.
A pesquisa terminou ao meio-dia e a turma foi conduzida novamente ao rancho para o almoço.
No período da tarde a Alfa visitou as instalações do CIAGA guiada por seus adaptadores, conhecendo um pouco mais do Centro onde pretendem passar os próximos três anos. Em seguida, realizaram a sua primeira Parada Escolar, formatura executada diariamente pelos alunos.
Seguida à parada, houve também o primeiro Treinamento Físico Militar (TFM), onde a turma conheceu os professores de Educação Física e as instalações desportivas do CIAGA. Os adaptandos puderam se refrescar um pouco na piscina em uma aula tranquila de natação.
Ao término do TFM, os candidatos lancharam e tiveram um tempo para tomar banho e trocar de uniforme.
Turma Bravo
A Bravo iniciou o dia recebendo as peças de uniforme que lhe faltavam e, após um intervalo para água, dirigiu-se para a sala de aula para uma instrução de hinos e canções. A instrução foi interrompida apenas para um breve lanche e seguiu até meio-dia, quando a turma foi liberada para o almoço.
À tarde, foi a vez da Bravo realizar a pesquisa do CT Jambo, parando apenas para participar da Parada Escolar com as demais turmas e para realizar um lanche vespertino.
Turma Charlie
A Charlie visitou a biblioteca do CIAGA após o café da manhã, onde se familiarizou com um dos principais ambientes de estudo do primeiro ano. Em seguida, teve um intervalo para beber água e dirigiu-se para a sala de aula a fim de receber sua primeira instrução de hinos e canções. Assim como a Bravo, ela também fez uma pausa para o lanche e continuou a aula até meio-dia, quando parou para o almoço.
Após o almoço, os adaptandos receberam as peças de uniforme que lhes faltavam e dirigiram-se para a Parada Escolar junto às demais turmas. Terminada a Parada, voltaram à sala para mais hinos e canções, com outra pausa para o lanche no meio.
Turma Delta
A Delta foi direto para a sala de aula após o café e teve a primeira aula de hinos e canções, seguida de um intervalo para água. Logo depois passeou pelas instalações do CIAGA, lanchou e recebeu suas últimas peças de uniforme.
Com os uniformes guardados, avançou para o rancho, onde almoçou com as outras turmas.
Alimentados, os candidatos da Delta voltaram à sala de aula para mais instruções de hinos e canções, parando apenas para participar da Parada Escolar e para realizar o lanche vespertino.
Turma Echo
As turmas Echo, Foxtrot, Golf e Hotel não participarão da pesquisa do CT Jambo e, por isso, foram liberadas para realizar atividades físicas. Dessa forma a Echo saiu do café para a sua primeira instrução de Ordem Unida, onde aprendeu os primeiros comandos que todo militar deve saber.
Após uma pausa para água, dirigiu-se ao Grêmio de Remo e Vela da EFOMM (GRVEFOMM) e conheceu um dos grêmios mais importantes da escola. Os adaptandos puderam conhecer os barcos de competição do Grêmio de Vela e Remo.
Com uma pausa para um lanche, a Echo deixou o GRVEFOMM a fim de visitar as demais instalações do CIAGA, o que fez até a hora do almoço.
Na parte da tarde, a turma teve instruções de hinos e canções em sala de aula, participou da Parada Escolar e fez seu primeiro TFM, onde os alunos participaram de circuitos de exercícios físicos. A educação física terminou com um lanche e os candidatos foram liberados para tomar banho e trocar de uniforme.
Turma Foxtrot
A Foxtrot visitou as instalações do CIAGA após o café, fez uma pausa para beber água e iniciou a sua primeira instrução de Ordem Unida. Após um lanche, foi a sua vez de conhecer o GRVEFOMM e, então, juntar-se às outras turmas para o almoço.
No período da tarde, a turma Foxtrot teve uma instrução de Hinos e Canções em sala de aula, mais uma vez juntou-se às demais turmas para realizar a Parada Escolar, e fez o TFM. Após um lanche, os candidatos foram liberados para tomar banho e trocar de roupas.
Turma Golf
A Golf saiu do café para a instrução de Ordem Unida, fazendo uma pausa para beber água e visitando, em seguida, as instalações do CIAGA. Recuperando as energias com um breve lanche, iniciou então a sua última atividade matutina, mais uma aula de Ordem Unida, antes do almoço.
À tarde, visitou o GRVEFOMM, participou da Parada Escolar com as demais turmas, fez o TFM e foi liberada para tomar banho e trocar de uniforme.
Turma Hotel
A Hotel começou o dia conhecendo o GRVEFOMM. Em seguida, fez uma pausa para beber água e continuou o “tour” pelo CIAGA. Após um lanche, teve sua primeira instrução de Ordem Unida até o meio-dia, quando parou para almoçar.
Na parte da tarde, a turma foi para a sala de aula receber instruções de Hinos e Canções, juntando-se às demais para a Parada Escolar ao fim delas. O adaptandos fizeram ainda o TFM e lancharam antes de serem liberados para tomar banho e trocar de roupa.
Fim da tarde
Todas as turmas se reuniram ao final da tarde para receber instruções a respeito do Cerimonial à Bandeira, formatura em que se hasteia ou se arria a Bandeira Nacional. Todos os dias, ela é hasteada às 0800 em todas as bases e navios da Marinha do Brasil, sendo arriada ao pôr-do-sol.
Os candidatos ainda jantaram e em seguida participaram do seu primeiro Cerimonial à Bandeira.
O Auditório Newton Braga foi o seu destino seguinte, onde receberam instruções sobre o serviço no CIAGA. Como militares, os alunos do primeiro ano tiram serviço, guardando e vigiando os pavimentos e salas do Centro e, sendo essa uma função de suma importância para a segurança de uma Organização Militar, é vital que todos estejam cientes das obrigações e responsabilidades de todos os postos de serviço.
Noite
Houve uma pausa para que os adaptandos ceassem antes de retornar aos camarotes para cotinuar a instrução de arrumação, a fim de corrigir quaisquer dúvidas restantes. Os candidatos foram então liberados para obterem o merecido descanso e recarregar as baterias para o dia seguinte.
Candidatos convocados da reserva
Devido às faltas do primeiro dia e os adaptandos que pediram desligamento, os seguintes candidatos chegaram hoje para a Adaptação:
Continue acompanhando aqui no Jornal Pelicano a rotina e as descobertas dos candidatos na Adaptação 2016!
Fotos: