
O acadêmico Carlos Nejar tomou a palavra ao final da cerimônia para agradecer pelo troféu que recebeu e pelo gesto do Comitê Organizador. Falou de como a proposta do concurso o cativava e sobre o quão atrativo e poético é o mar para o ser humano. “O mar tempestuoso e desconhecido como a alma humana”, em suas palavras. Falou do abismo que é a alma e a imaginação do homem, abismo esse que os homens tentam descobrir e que, ao mesmo tempo, tentam se descobrir nele. Falou sobre o poder que cada escritor ali possuía: o dom da palavra. “Palavra essa que contém amor e emoção, e quando o escritor se liga à ela, passa a ter amor por ela, um amor que move o sol e os astros.”.
Larissa Moura

A Al. Larissa Moura falou em entrevista ao Jornal Pelicano que ficou muito surpresa com sua colocação. A Vice Diretora do jornal Canal 16, do CIABA, disse que para ela foi como encerrar o curso da EFOMM com chave de ouro. “Eu achei um tema muito abrangente e difícil, mas também muito importante”, e continuou “Depois de marchar na cerimônia da Batalha Naval do Riachuelo percebi que era uma história muito maior do que eu e muitos outros escutamos.” Depois de muita pesquisa e com o conhecimento que veio acumulando ao longo de sua trajetória, todos esses fatores culminaram na redação 1ª colocada, escrita em um avião, enquanto viajava na volta de um feriado.
Felipe Dias

“Fico muito feliz por participar mais uma vez do Concurso Literário Letícia Silva. Admiro a importância e a relevância que o evento traz para todos, contribuindo sobretudo para o desenvolvimento do exercício mental. Fazer uma redação consiste em fazer arte, criar, pois nela podemos expressar o pensamento através de palavras. Ano passado, com o tema ‘Mar, misterioso mar’ tive a felicidade de chegar em 3º lugar e levar o troféu. O tema deste ano, “A Batalha Naval do Riachuelo e a importância das hidrovias interiores na guerra e na paz” exigiu bastante esforço no levantamento histórico para que então pudesse dissertar sobre a importância das hidrovias. Sinto-me extremamente feliz por ter chegado entre os finalistas, num concurso tão equilibrado, de alto nível. Parabenizo os envolvidos no concurso, principalmente à criadora CCB Letícia Silva pela iniciativa de poder ajudar no enriquecimento cultural de muitos alunos. De fato, são três os campeões, mas na verdade saímos todos vitoriosos.
O tema para o VII Concurso Literário 2ON Letícia Silva será “Os ventos e os mares forjam os verdadeiros homens do mar“. Os interessados têm do dia 1º de março a 30 de abril para se inscreverem. O Jornal Pelicano parabeniza a todos os envolvidos no Concurso e deseja boa sorte aos futuros candidatos.
Confira a galeria de fotos do evento: