PLSV Seven Condor
A visitação seguinte, ao PLSV Seven Condor, de bandeira liberiana, ocorreu nas proximidades do local onde o NAe São Paulo permanecia atracado. A embarcação de offshore encontrava-se docada para reparos há mais de 60 dias, tendo previsão de saída para o final de semana do dia 24 de outubro, quando o dique seria novamente alagado. O Seven Condor é um navio construído em 1982, que será retirado de serviço daqui a dois anos. Embora de construção antiga, a embarcação conta com um alto nível de tecnologia, incluindo sistema de Posicionamento Dinâmico classe 2 (DP2).
Os alunos foram divididos em 4 grupos e, posteriormente, cada equipe recebeu o Equipamento de Proteção Individual (EPI) necessário para subir a bordo da embarcação – capacete e óculos de proteção. Em função dos reparos em andamento e da grande quantidade de operações sendo executadas no convés e na praça de máquinas devido às demandas do processo de docagem, a visitação foi conduzida apenas pelo passadiço do Seven Condor, por questões de segurança. Os grupos de maquinistas foram acompanhados por dois ex-alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), que mostraram os equipamentos principais do passadiço do navio e puderam contar um pouco mais sobre sua experiência na empresa.
Ao fim da visitação, os alunos agradeceram a experiência a chance de se aproximarem do ambiente de bordo, além da oportunidade de presenciar parte do extenso trabalho de docagem a que um navio é submetido.