Na quinta-feira, dia 22 de outubro, 21 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) fizeram uma visitação ao Navio Oil Recover Tangará, pertencente à empresa Transpetro. A visitação ocorreu em dois turnos, na parte da manhã às 0840 contando com 10 alunos, e à tarde às 1240 contando com outros 10 alunos.
Os alunos foram recebidos por parte da tripulação formada pelo Comandante Nelson, pelo Chefe de Máquinas Walce, pelo Marinheiro de Convés Vinícius e pelo Eletricista Sócrates, que se dispuseram a transmitir todo seu conhecimento e apresentar cada estrutura do navio.
Inicialmente instruíram aos alunos todo o procedimento para casos de emergência e logo após dividiram os 10 alunos em dois grupos.
O primeiro grupo acompanhou o Comandante Nelson, que os conduziu ao passadiço do Tangará, onde ensinou sobre a função de Comandante, sobre toda a responsabilidade e dever de um oficial e ainda, com muito apreço, ensinou também sobre cada dispositivo do passadiço.
O segundo grupo seguiu adiante com o Chefe de Máquinas Walce e o Eletricista Sócrates, e foi conhecer a praça de máquinas. Com muito conhecimento e experiência, o Chefe de Máquinas Walce ensinava com avidez aos alunos, que se interessavam a cada novo compartimento.
“Quando você passar pela sua praticagem, você irá conhecer isso tão bem que todas estas válvulas e máquinas serão parte da sua vida.”
Uma das perguntas feita ao Chefe de Máquinas, vinda de um dos alunos, mas que claramente era uma dúvida de todos, foi acerca da grande quantidade de válvulas e de máquinas e como saber a função de todas elas. A simples e surpreendente resposta do Chefe Walce foi: “Quando você passar pela sua praticagem, você irá conhecer isso tão bem que todas estas válvulas e máquinas serão parte da sua vida.”
Os dois grupos prosseguiram com a visitação e extraíram o máximo de cada instrutor, aproveitando essa grande e crucial oportunidade para o aluno do primeiro ano, que carrega consigo questionamentos de qual curso escolher, seja náutica ou máquinas.
Em uma breve entrevista, o Al. Mendes relatou que a visitação pôde sanar suas dúvidas sobre a carreira e a vida à bordo, e que excedeu sua expectativa, não somente o ajudando a escolher cursar máquinas, mas também confirmar seu sonho de ser mercante.
Ao final da visitação, os grupos se reuniram no convés tendo alguns minutos de descontração , guardando aqueles breves e importantes momentos, que foram um diferencial na vida desses futuros oficiais da Marinha Mercante, logo neste período do ano onde os alunos estão prestes a decidir qual curso irão escolher.
Despedindo-se dos visitantes, o Comandante do Tangará dirigiu as seguintes palavras como conselho:
“Essa visita é muito importante pra ajudar na escolha de vocês, o nosso barco não é um navio grande, mas o básico você vai encontrar aqui; Espero que vocês sejam felizes na escolha de vocês, é fundamental determinação e foco naquilo que você quer. Um grande abraço pra todos e uma boa escolha, e saibam que o TANGARÁ está sempre de portas abertas.”
Confira as fotos da visitação: