Já se imaginou aproveitando um belíssimo pôr do sol acompanhado de seus 30 melhores amigos em meio a ursos polares e leões marinhos? Ou curtindo uma praia numa ilha paradisíaca? E fazer tudo isso a bordo de um iate luxuoso? Foi para atender aos pedidos de aventureiros que buscavam explorar os mares do mundo, sem perder o conforto, que a Damen, estaleiro internacional, criou a nova série de superiates voltados para vencer os mais variados desafios que os oceanos podem apresentar com total comodidade e ainda sem agredir ao meio ambiente.

Uma viajem a ilhas tropicais nunca foi tão confortável (Imagem: seaxplorer.nl)
Uma viajem a ilhas tropicais nunca foi tão confortável (Imagem: seaxplorer.nl)

A proposta nasceu de uma demanda crescente de modificações aos navios do estaleiro, requisitada por donos experientes de iates à holandesa AMELS, braço do grupo DAMEN especializado na área. Os proprietários pediam reformas nos cascos e compartimentos de navios a fim de torná-los semelhantes a iates e aproveitar sua capacidade para viagens em escala global.

Após horas de pesquisa, desenvolvimento e testes, a multinacional chegou à sua obra-prima.

Dotado de casco duplo, capaz de quebrar gelo, com suporte para mergulhadores e até mesmo heliponto, além de muitas outras funções, o SeaXplorer reinventou o ato de viajar em iates. Sinônimo não só de luxo e comodidade, mas também de eficiência e preocupação ambiental, o superiate pode ser encomendado em três tamanhos diferentes, 65m, 90m, ou 100m de comprimento.

Nem mesmo o gelo pode parar esse superiate. (Imagem: seaxplorer.nl)
Nem mesmo o gelo pode parar esse superiate. (Imagem: seaxplorer.nl)

Cada variedade difere quanto às dimensões da embarcação e quanto à quantidade dos equipamentos que vêm inclusos.

O iate é tão robusto que conta com praça de máquinas e cabines para tripulação, além das destinadas aos convidados, e, claro, ao proprietário.

Dentre a variedade de equipamentos incluídos na compra do iate, os que mais chamam a atenção são: o helicóptero (sim, o iate vem com um ou dois helicópteros inclusos, dependendo do comprimento escolhido), as unidades submersíveis, os jet skis, e as embarcações de resgate, de sobrevivência e de apoio ao mergulho. As instalações não deixam a desejar, todas são climatizadas, inclusive as externas.

Realmente, DAMEN e AMELS mostraram que o trabalho em conjunto entre as empresas e os consumidores funciona e pode criar obras de arte tais quais o SeaXplorer. Para mais informações, este é o site do superiate.

COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.