“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Esta frase é de autoria de Paulo Freire, que foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro, tido como um dos mais notáveis pensadores da pedagogia mundial.

Utilizo-me de suas palavras para homenagear uma das mais nobres e belas profissões: o professor, celebrado simbolicamente no dia 15 de outubro. Como é incrível a possibilidade de transferir conhecimento, ajudar na construção do caráter do cidadão. Muitos dizem que educação vem de casa, como sendo obrigação dos pais…Faz sentido! Porém, é incompleta. E o que complementa a educação? Figura então, o papel do professor.

Caros professores, mestres, instrutores, ou quais outros sinônimos também o representarem, a palavra chave que o seu aluno tem a lhe dar é: gratidão.

Seja um professor como dizemos “simpático” ou “mal-humorado”, “irredutível” ou “compreensivo”, “comunicativo” ou “de poucas palavras”, todos são seres humanos, com suas próprias características. O que os une é o simples prazer em ensinar, em poder acrescentar no conhecimento de cada um, em criar debates construtivos. A troca é mútua!

Tenho convicção de que a maior felicidade da sua escolha profissional é a possibilidade da construção de um futuro próspero.

A Equipe do Jornal Pelicano parabeniza a todos os professores pelo seu dia!

E para fechar essa homenagem, aproveite e escute a clássica música do filme To sir, with love (1967), interpretada por Lulu.