A Organização Marítima Internacional (IMO), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para lidar com os assuntos relativos ao comércio marítimo ao redor do mundo, é a referência quanto à regulamentação de parâmetros que regem aspectos técnicos e procedimentais da atividade mercante a nível internacional, para garantir a segurança da navegação.

Anualmente, a IMO promove o evento do Dia Marítimo Mundial, para que o mundo volte suas atenções à importância vital das indústrias marítimas ao comércio entre países, favorecendo ainda a segurança no transporte marítimo e a preservação do ambiente marinho. A Agência adota um tema a fim de alimentar a discussão sobre aos avanços alcançados nesses setores, rememorando o aperfeiçoamento gradativo conquistado com a legislação construída pela Organização e incentivando o progresso em suas mais diversas áreas de atuação e no comércio marítimo como um todo. A IMO realiza o evento principal do Dia Marítimo Mundial em Londres, na própria sede da Organização, embora eventos paralelos alusivos à data aconteçam no mundo todo.

Educação e Formação Marítima

O tema escolhido para 2015 foi a Educação e Formação Marítima (“Maritime Education and Training”, em tradução livre). A Organização justificou a importância do assunto nas resoluções do evento, ressaltando que a capacitação do operador humano é fator chave para garantir o sucesso da indústria marítima: “O tema foi adotado para concentrar a atenção sobre o espectro mais amplo de educação e formação marítima, em particular a sua adequação e qualidade, como a base de uma indústria de transporte seguro e protegido, que precisa preservar a qualidade, habilidades práticas e a competência de recursos humanos qualificados, a fim de assegurar sua sustentabilidade”.

Símbolo do Dia Marítimo Mundial (Imagem: Divulgação/IMO)
Símbolo do Dia Marítimo Mundial de 2015 (Imagem: Divulgação/IMO)

As comemorações na sede da IMO ocorreram entre os dias 22 e 24 de setembro, com a participação de representantes de empresas de navegação, professores de Universidades Marítimas e estudiosos, shipbrokers e membros da comunidade marítima em geral. Respaldando a causa levantada pelo tema desse ano, delegações de diversos países do mundo enviaram estudantes de suas Universidades ou Academias responsáveis pelo Ensino Profissional Marítimo para atender ao evento e participar de discussões acerca da proposição. Face sua posição de membro participativo da IMO – mantendo a Representação Permanente do Brasil junto à IMO (RPB-IMO) –, bem como por dispor de dois Centros de Instrução que sediam a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), o Brasil designou dois alunos para reafirmar a formação de excelência oferecida ao marítimo brasileiro em suas “Universidades do Mar” e justificar seu apoio à causa em pauta no ano de 2015.

Como alunos mais antigos de seus respectivos cursos, Náutica e Máquinas, o Comandante-Aluno Erick Nanjara e eu, Oficial-Aluna Larissa Cazarim, recebemos a honrosa oportunidade de representar o Brasil na IMO no Dia Marítimo Mundial e tomar partido nas atividades comemorativas realizadas na sede da Organização. Pela primeira vez, uma delegação de alunos brasileiros pôde acompanhar o evento e ainda conhecer de perto o trabalho fundamental desempenhado pela RPB-IMO na defesa dos interesses do Brasil junto à Agência. A ocasião não poderia ser mais adequada – a Educação e Formação Marítima é a razão de ser da EFOMM, em cuja qualidade reside a competência dos profissionais formados para operar os mais diversos tipos de embarcações em todo o mundo.

1
2
3
4
COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Máquinas e Membra Honorária do Jornal Pelicano. Foi aluna da EFOMM de 2013 a 2015, Comandante de Companhia, Adaptadora-aluna, Atleta da Equipe de Basquete, Monitora do Grêmio de Máquinas, Escritora e Presidente do Jornal Pelicano.