Na última segunda-feira, dia 29 de setembro, alunos dos três anos escolares da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) participaram, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), da cerimônia alusiva ao Dia Marítimo Mundial, celebrado, oficialmente, em 24 de setembro. A data foi estabelecida pela Organização Marítima Internacional (IMO), entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1978, com o objetivo de pontuar as evoluções técnicas e de regulamentação que a comunidade marítima mundial alcança ano a ano, além de ressaltar a importância que isso representa para a segurança da navegação, comércio marítimo e a própria economia mundial.

Mensagem do Secretário-Geral da IMO

Nesse ano, a IMO escolheu “Educação e Formação Marítima” como tema a ser refletido. Em mensagem lida pelo Ilmo. Sr. Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante (CCMM), Capitão de Longo Curso (CLC), Álvaro José de Almeida Junior, o Secretário-Geral da IMO, Sr. Koji Sekimizu, destacou a importância que a qualificação profissional adequada aos padrões internacionais possui na manutenção dos avanços qualitativos conquistados pela comunidade marítima. “Sem uma força de trabalho de qualidade, motivada, treinada e habilitada segundo padrões internacionais adequados, o transporte marítimo não pode prosperar.”

CLC Álvaro, do Centro de Capitães da Marinha Mercante, lê o texto redigido pelo Secretário-Geral da IMO por ocasião do Dia Marítimo (Foto: Al. Larissa Cazarim/Jornal Pelicano)
CLC Álvaro, Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, lê o texto redigido pelo Secretário-Geral da IMO por ocasião do Dia Marítimo (Foto: Al. Larissa Cazarim/Jornal Pelicano)

Sekimizu lembrou também que o transporte marítimo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável e ‘requer uma rede global de estabelecimentos especializados em formação e instrução’. Citando a Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviços de Quartos para Marítimos (STCW), de 1978, e suas emendas adotadas, em 2010, em Manila, ele ainda reforçou a atuação essencial da IMO, na regulamentação desses padrões, enfatizando a necessidade dos países signatários buscarem cumpri-los: “Todos os muitos avanços já feitos em termos de segurança e preservação ambiental estarão em risco se o pessoal da indústria não for capaz de implementá-los”.

“Sem uma força de trabalho de qualidade, motivada, treinada e habilitada segundo padrões internacionais adequados, o transporte marítimo não pode prosperar.”

Apesar de, em geral, haver concordância quanto a importância de se ter uma forte regulamentação do treinamento que os marítimos no mundo todo devem receber, algumas autoridades do meio mercante lamentaram que, de fato, isso não possa ser observado em todos os países formadores da mão-de-obra do setor. “A gente que já tem um significativo tempo de Marinha Mercante fica um pouco frustrado, porque essas palavras não refletem o que efetivamente acontece nos navios mercantes do mundo”, declarou o Ilmo. Sr. CLC José Menezes Filho. No entanto, ele fez questão de reconhecer a importância da fala do secretário-geral, pois a qualificação técnica profissional é essencial para a operação dos modernos navios existentes no mercado atualmente. Para o Comandante Menezes, ‘o Centro de Instrução é referência em termos de aprendizado e conhecimento’.

Mensagem do Diretor de Portos e Costa

Desde 2013, a Diretoria de Portos e Costa (DPC) atualizou os currículos da EFOMM em conformidade às emendas adotadas na Convenção de Manila. O prazo para os governos signatários adequarem sua formação era 1 de junho daquele ano, mas seis meses antes o Brasil já estava pronto. “A Autoridade Marítima vem realizando um intenso trabalho de preparação de professores e atualização dos acessórios necessários aos cursos” afirmou a Ordem do Dia, assinada pelo Exmo. Sr. Diretor de Portos e Costa, V Alte Wilson Pereira de Lima Filho, que foi lida no evento.

Já a partir do dia 10 de dezembro de 2015, data da Cerimônia de Declaração de Praticantes da Turma CLC José dos Santos Silva, os praticantes de náutica e máquinas sairão da Escola tendo cumprido, por exemplo, os Cursos Especial de Operação de ECDIS e Avançado de Combate a Incêndio exigidos na atualização do STCW. Os marítimos formados pela EFOMM até o ano passado precisarão atualizar seus currículos conforme as novas exigências até 1 de janeiro de 2017. Após essa data, empresas e governos não poderão admitir, revalidar ou endossar certificações que estejam em desacordo às novas exigências de Manila.

A mensagem do DPC também ressaltou a atuação da Marinha do Brasil (MB) na manutenção da segurança da navegação e comentou o atual momento de restrição orçamentária que o país enfrenta, observando que nenhuma medida nesse sentido ‘poderá afetar a segurança nas águas jurisdicionais brasileiras’. Por fim, lembrando os feitos do patrono da Marinha Mercante do Brasil, Irineu Evangelista de Souza – Barão de Mauá, saudou os oficiais e subalternos da Marinha Mercante, que, em suas palavras, contribuem de forma silenciosa e eficiente para o desenvolvimento do Brasil. “A Marinha invicta de Tamandaré saúda a briosa Marinha Mercante de Mauá!”

Distintivo de Comodoro da Marinha Mercante

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O CLC José William Mendes Andrade recebe o distintivo de Comodoro da Marinha Mercante das mãos do CEMA (Foto: Al. Larissa Cazarim/Jornal Pelicano).

Como ocorre todos os anos, a DPC simbolicamente confere a um CLC, que cumpre uma série de requisitos, o Distintivo de Comodoro da Marinha Mercante. No ano passado, o CLC Sérgio M. Franco recebeu a condecoração.

Leia o artigo Comodoro da Marinha Mercante

Neste ano, o distintivo foi concedido ao Ilmo. Sr. Gerente-Geral de Operações de Transporte Marítimo da Transpetro, CLC José William Mendes Andrade.

Seu histórico de qualificação profissional data o início de seus estudos, na própria EFOMM do CIAGA, em 1980, tendo se graduado a Capitão de Cabotagem (CCB), em 1993, e a CLC, no ano 2000. Cumprindo um dos requisitos para concessão do distintivo, de ser pós-graduado em uma área de gestão estratégica, o Comandante William concluiu, em 2012, o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, da Escola Superior de Guerra.

Seu histórico profissional inclui ainda o comando de navios graneleiros e tanques, como o Ore-oil Muriaé e os Navios-tanques Ataulfo Alves, Navion e Stavenger. Ao longo de seus 30 anos de carreira, além do cargo atual, o Comandante chegou a exercer cargos importantes como o de Gerente de Transporte Marítimo, também pela Transpetro.

O distintivo foi entregue ao agraciado pelo Exmo. Sr. Chefe do Estado-Maior da Armada, AE Wilson Barbosa Guerra, acompanhado pelo Exmo. Sr. Diretor-Geral de Navegação, AE Paulo Cezar de Quadros Küster, e pelo próprio Diretor de Portos e Costa.

Homenagem ao Patrono da Marinha Mercante do Brasil

Irineu Evangelista de Souza, também conhecido como Barão e Visconde de Mauá, natural do Rio Grande do Sul, foi um industrial, banqueiro e político do século XIX, tido como o maior visionário da história deste país. “De um modesto balconista de uma loja de tecidos, tornou-se um empreendedor de grande sucesso”, fez questão de pontuar o Diretor de Portos e Costa.

Aposição das flores
Aposição das flores no busto de Mauá (Foto: Al. Alessandro/Jornal Pelicano)

Durante sua vida, Mauá foi o responsável por projetos importantes para o desenvolvimento da indústria de construção naval brasileiras. Foi ele quem investiu na implantação da comunicação telegráfica no Brasil, com a instalação de cabos submarinos até a Europa; ampliou e otimizou a infraestrutura de transporte marítimo, como na construção do canal do Mangue, no Rio de Janeiro; criou o primeiro estaleiro brasileiro, o da Ponta da Areia; e fundou a maior empresa de navegação do país até então, a Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas. Dentre outros feitos com impacto além da via marítima, Mauá também criou a primeira ferrovia e o maior banco privado até então, o Banco Mauá. Nascido em 1813 e falecido em 1889, Irineu Evangelista de Souza foi exemplo de patriota, ousadia e sagacidade. Por seus importantes feitos, é símbolo emanado da Marinha Mercante brasileira.

Como acontece em todos os anos, simbolicamente, o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) convidou autoridades importantes do setor marítimo para colocar uma coroa de flores sobre o busto de Mauá localizado à frente do mastro principal do CIAGA, guarnecido por marinheiros em uniformes históricos. O Ilmo. Sr. Presidente da Transpetro, Antônio Rubens Silva Silvino, a maior armação do Brasil; o Ilmo. Sr. Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (SYNDARMA), Bruno Bastos Lima Rocha; o Ilmo. Sr. Presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (SINDMAR), Severino Almeida Filho; e o Ilmo. Sr. Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (SINAVAL), Ariovaldo Santana da Rocha, acompanharam o CEMA na aposição das flores.

Após a cerimônia, o Comandante Lourenço convidou o Diretor-Geral de Navegação a realizar o plantio simbólico de uma árvore no memorial em homenagem aos heróis brasileiros da Segunda Guerra Mundial. Cada árvore plantada representa um navio mercante afundado durante o conflito. O DGN, acompanhado pelo Al. Ivan Cruz, mais antigo do primeiro ano, conduziu o plantio da muda.

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Cerimônia do Dia Marítimo Mundial - 29/09/15


Reportagem e Fotografia: Al. Larissa Cazarim e Al. Alessandro

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Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.