Na quinta-feira, quarto dia, a 1ª Ten (RM2-CD) Maria Coutinho falou sobre a importância da higiene bucal. A oficial dentista discorreu sobre o problema da cárie, abordando o fenômeno orgânico do “efeito tampão”, que se refere ao combate que a saliva – alcalina – faz ao ácido liberado pela bactéria causadora dessa doença. “Do ponto de vista odontológico, é mais saudável comer uma caixa de bombom toda de uma vez do que uma a cada 30 minutos”, afirmou a palestrante, explicando que os intervalos não são suficientes para que a saliva se reconstitua e volte a neutralizar a bactéria.
Ela também falou da importância do uso do fio dental na prevenção da gengivite e de outros males, como o parto prematuro, que podem advir em consequência da falta de cuidado com a região bucal. No fim, a tenente deu dicas de alimentação (por exemplo, a maçã que age como detergente na limpeza dos dentes); métodos de escovação para prevenir e tratar essas doenças, além de instruções quanto o tipo de escovas a usar e o momento correto de trocá-las.
O inovador assunto trazido para o último dia da Semana da Qualidade de Vida foi o pilates. A 2ª Ten (RM2-S) Raphaela Boderone é formada em fisioterapia e é especialista na atividade. Ela contou a história do alemão Joseph Hubertus Pilates, que sofrera na infância com raquitismo, febre reumática e asma e, visando não ter maiores complicações futuras, desenvolveu uma série de exercícios baseados na prática oriental do yoga. A arte que levou seu nome, permite que seus praticantes adquiram maior controle da mente, dos músculos e melhor capacidade respiratória – sendo esse o conceito da contrologia.
“Proporcionar aos praticantes a maior compreensão dos seus corpos, fazendo com que estes sejam usados em atividades diárias de maneira mais eficiente proporcionando uma melhor qualidade de vida” é o objetivo declarado do Pilates. O sistema de exercícios é também usado na fase de reabilitação de uma lesão ou após uma cirurgia. Segundo a oficial, a mecânica da atividade envolve respiração controlada, o powerhouse – foco das contrações feitas nos exercícios – e fluidez e precisão dos movimentos.
Os conhecimentos agregados durante a Semana da Qualidade de Vida são fundamentais para qualquer um, mercante ou não. Em especial para a Turma CLC José dos Santos da Silva, o atual 3º ano, que está cada vez mais próximo de terminar o curso na EFOMM e tiveram a última oportunidade de se instruir na área da saúde através da Escola.
Quer ficar a par da rotina da EFOMM, continue acessando o Jornal Pelicano.
Texto: Al. Colares e Al. Alessandro
Fotos: Al. Larissa Cazarim e Al. Alessandro