Os alunos do 1º ano da EFOMM participaram, do dia 03 a 06 de agosto, da II Semana da Profissão. Dentre as muitas atrações, destacaram-se as palestras com Oficiais de Máquinas e Náutica, bem como visitas aos simuladores de passadiço e de máquinas organizadas pelo Diretor Extraclasse da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM), Al. Monteiro. Essa semana foi dedicada à escolha do curso (Máquinas/Náutica) que os primeiranistas seguirão nos próximos anos. Na quarta-feira, dia 05, no Auditório Newton Braga, os alunos receberam os Oficiais de Máquinas Alex Garcia e Dieinielle palestrando sobre “Curso de Máquinas e Ser Maquinista”.
Alex Garcia, 28 anos, ex-aluno do CIAGA (2007/2009), atual Chefe de Máquinas na empresa Wilson Sons, abordou diversos pontos da profissão offshore, esclarecendo funções e postos, ambiente e rotina de trabalho, lazer, conhecimento e relacionamento a bordo, carreira em terra, vocação e sentimento pela profissão.
Não faça máquinas se estiver em dúvida. Você está ali porque você quer, porque você gosta.
“Eu, como Mercante, como Oficial, como Maquinista digo isso porque você está 28 dias longe da sua família, longe da sua casa; já perdi muitas datas comemorativas porque passei a bordo. Hoje, eu continuo querendo mais e mais navegar, empurrar mais águas”, afirmou Garcia.
Dieinielle, 26 anos, ex-aluna do CIAGA (2008/2010), atual Sub Chefe de Máquinas na empresa Aliança, esclareceu a diferença entre o offshore e a cabotagem, na qual ela trabalha atualmente. Falou sobre suas motivações, comportamento a bordo, família e preconceito que ocorre com as mulheres.
Acima de tudo, a bordo, o respeito impera.
“Quando vocês saírem daqui, independente de qual curso escolherem, respeitem desde o Marinheiro até o Comandante. Todo mundo precisa de todo mundo, você fará amizades que serão mais do que seus familiares. Acima de tudo, a bordo, o respeito impera”.
Os alunos ficaram bastante motivados com as apresentações, puderam sanar suas dúvidas e entender o papel do maquinista na propulsão, geração de energia, caldeira, além da importância de pesquisar e ter conhecimento para escolher a carreira certa.
“Você vale o que você sabe. Se você tem conhecimento, nunca vai faltar trabalho para você”, disse Alex.
O nível de satisfação da aluna Bárbara Amaral e do aluno Castro, ambos alunos do 1º ano, foi demonstrado em seus respectivos comentários:
“O Oficial mostrou paixão e realismo. Mostrou as dificuldades e os pontos positivos ao ver dele, sempre apesentando dados da sua vida a bordo. Foi uma palestra que só me deu mais certeza e tranquilidade com a minha escolha.”
“A palestra foi super informativa e auxiliadora para quem ainda está em dúvida na escolha do curso, mostrando em alguns aspectos a realidade do dia-a-dia do Oficial de Máquinas.”
Ao final da Palestra, o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte (CA) Gilberto Cezar Lourenço, entregou um certificado a cada um dos palestrantes, parabenizando-os pelo incentivo e amor à profissão de Máquinas, pontuando os tópicos que mais lhe chamaram a atenção e ressaltando a importância do estudo contínuo para ser um profissional diferenciado.