Por ocasião do dia dos pais, o aluno Lisboa, da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), estudante do 2º ano de Náutica, representou todo o Corpo de Alunos em homenagem ao Exmo. Sr. Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) C Alte Gilberto Cezar Lourenço, com palavras de carinho e admiração. Na íntegra, suas palavras ditas foram:
“Ganhar ou Perder? Conviver com este dilema é uma arte que somente os mais experientes dominam e conhecem. Exmo. Sr. C Alte. Lourenço, nosso Comandante, as sábias palavras que V. Exa. dirigiu aos integrantes das tripulações do Colégio Naval e do CIAGA após a partida de voleibol foram introduzidas por esse dilema.
No decurso da vida, convivemos com essa questão a todo instante. Por isso, quem tiver o privilégio de compartilhar, em algum momento de sua vida, ações e emoções com pessoas dotadas de sensibilidade para discernir sobre o sentido e a hora de ganhar ou perder, não deve se sentir órfão de pai. Com estas palavras, Sr. Almirante, nós, alunos do CIAGA e do Colégio Naval, agradecemos a Deus a oportunidade da distinção de conhecermos, convivermos e sermos comandados por V.Exa., que a cada ordem de comando, orientação, demonstração de carinho e afeto, destaca-se como ícone exemplar de Comandante, pai e amigo para nós.
Nesta singular data, em que comemoramos o Dia dos Pais’, queremos registrar todo o nosso carinho, a nossa admiração e o nosso respeito por Vossa Excelência.
Mar zero e ventos favoráveis. Que Deus o proteja!”
‘A vontade de ganhar e fazer melhor; de sempre crescer’
Visivelmente emocionado, o Sr. Almirante iniciou o seu discurso agradecendo à empresa Wilson Sons, que patrocinou as medalhas, o transporte da delegação do CIAGA a Angra dos Reis e a camisa alusiva ao evento, reafirmando sua parceria não só com Escola de Marinha Mercante, como também com a Marinha do Brasil. A gratidão se estendeu também ao Comandante do Colégio Naval pelo acolhimento, aos técnicos, professores e Oficiais encarregados de equipe por passarem experiências para os jovens e incentivarem uma competição justa; aos familiares dos alunos, a seus próprios familiares que estavam presentes (esposa, mãe, irmão e cunhada), por sempre apoiarem-no. Relembrando a importância da família, citou o orgulho que os pais dos atletas e torcedores deveriam estar sentido por seus filhos se apresentarem empenhados em fazer o bem e a atender ao chamado da Marinha do Brasil. Em resposta, o C Alte. proferiu:
“Realmente ganhar ou perder é uma questão de número, de metros, cronômetro. Mas, na verdade, ninguém gosta de perder e isso é até louvável porque forja, naquele que não gosta de perder, a vontade de ganhar e fazer melhor; de sempre crescer. É isso que eu espero que todos tenham aprendido e levado daqui. Tenham certeza que o CIAGA e o Colégio Naval, como Órgãos de Formação da Marinha do Brasil, estão muito orgulhosos desse fim de semana porque não houve perdedores. Este final de semana foi de vitórias, pois vocês ganharam, aprenderam bastante, os professores, os técnicos, nós – os mais velhos -, os Oficias; a Marinha do Brasil ganhou, a Mercante ganhou também, porque se vê aqui futuros e brilhantes Oficiais da Marinha do Brasil, Pilotos ou Chefe de Máquinas da Marinha Mercante. Com isso, cresce o nosso País! Parabéns! Hoje, todos os senhores são vencedores e eu tenho um orgulho imenso de ser da Marinha do Brasil, de ser o Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha”.
Todas as fotos da XXXVIII MercNav estão disponíveis em nossa galeria: