Após um longo período, a tradicional competição esportiva entre os alunos do Colégio Naval (CN) e da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) volta a ocorrer. O evento foi realizado no final de semana do dia dos pais, em Angra dos Reis, onde fica localizado o Colégio Naval, e contou com a presença de mais de 450 alunos, divididos entre atletas e torcedores de ambas as Escolas.
Da cidade do Rio de Janeiro, a EFOMM partiu com quatro ônibus sob a responsabilidade dos Oficiais do Comando do Corpo de Alunos (ComCA). Como previsto no calendário de eventos, às 1600 a delegação chegou ao Colégio Naval, sendo acolhida com uma cerimônia de recepção pelos alunos de Angra. O hino da Escola mercante foi cantado por todos os presentes, demonstrando grande respeito e carinho dos anfitriões.
Malas já nos alojamentos, os alunos formaram no Campo de Esportes e os militares e oficiais se juntaram no palanque para o início da cerimônia de abertura. Na presença do Ilmo. Sr. Comandante do CN, CMG Guilherme, o aluno Neves (CN) comandou o juramento do atleta e o hino nacional foi cantado enquanto o atleta Da Silva (EFOMM) hasteava o Pavilhão Nacional. Os alunos Feller, Libânio e Passos (do CN), jumtamente com os alunos Thamires, Lisboa e Luiz Ferreira (da EFOMM) realizaram o acendimento da pira olímpica, simbolizando a abertura oficial dos jogos.
Em seu discurso, o Comandante do CN expressou alegria em receber a EFOMM na Enseada Batista das Neves. Ele incentivou que os jogos fossem realizados com competitividade, camaradagem e respeito. Além disso, desejou que os alunos desfrutassem da beleza de Angra dos Reis durante o final de semana, conhecendo uns aos outros e trabalhando em conjunto.
“é necessário que os setores náuticos estejam coesos e a competição só tende a reforçar os laços de amizade que devem existir”
O Ilmo. Sr. ComCA do Colégio Naval, CF Eduardo Almeida, afirmou, que a volta da MercNav é relevante por ser uma competição tradicional, que abrange duas escolas da Marinha do Brasil, onde o contato e convívio são importantes para que se formem amigos de praça d’armas e amigos dos mares. “Na realidade, é necessário que os setores náuticos estejam coesos e a competição só tende a reforçar os laços de amizade que devem existir.”
Aluno do CN, oficial do CN e agora ComCA da EFOMM, o Ilmo. Sr. CF Gilmar conseguiu ver a MercNav por três prismas da competição e acredita que o esporte incentiva o indivíduo a superar os desafios e que esse desenvolvimento é bom para a carreira dos jovens. Destacou que o objetivo principal da competição é o congraçamento entre as duas vertentes do Poder Marítimo, a Mercante e o Naval (Esperança da Armada), citando que a Marinha brasileira é formada pela Marinha do Brasil (MB) e pela Marinha Mercante (MM).
A competição, embora prevista no calendário, não tinha perspectiva de acontecer, em virtude das restrições orçamentárias que a Marinha vem sofrendo. Entretanto, devido a um grande esforço por parte do Comando, decidiu-se por realizar a competição.
Os alunos, porém, só ficaram sabendo depois de abril e tiveram pouco tempo pra se preparar, contudo, se motivaram, reconhecendo a importância do evento. Mesmo em meio à rotina apertada e até ao período de provas, se dedicaram e se prepararam a fim de bem representar o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), elevando o nome da Marinha do Brasil.
“Eu considerei o comportamento disciplinar dos alunos da EFOMM como exemplar”
“Eu considerei o comportamento disciplinar dos alunos como exemplar, mais uma vez demonstrando que o aspecto militar dos alunos da EFOMM se diferencia de outros cursos existentes no CIAGA” afirmou o CF Gilmar. E complementou lembrando orgulhosamente que, ainda que atuando fora de casa, os atletas que não estavam competindo nos horários, integraram a torcida de forma a ajudar, fora das quadras ou do campo, as outras equipes que lá estavam, demonstrando assim espírito de equipe de toda a delegação.
Todas as fotos da XXXVIII MercNav podem ser vistas em nossa galeria: